Para uma substância sofrer o processo de sublimação é necessário que esteja submetida a determinados valores de temperatura e pressão. A naftalina e o CO2 sólido (gelo-seco) são exemplos de substâncias que sofrem sublimação nas condições ambientes.
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. ...
A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.
Sublimação é a mudança de estado físico do estado sólido diretamente para o estado gasoso, o que pode não ser muito intuitivo à primeira vista, uma vez que estamos acostumados a visualizar líquidos se transformar em vapor. Entretanto, o fenômeno da sublimação pode ocorrer em temperatura ambiente.
Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco. Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.
O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação. ... E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima.
Uma transformação física consiste numa transformação em que não há formação de novas substâncias pois não ocorre qualquer alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.