A princípio, as taturanas são encontradas na forma de larvas, especialmente em árvores frutíferas. As menores costumam fazer pequenos buracos nas folhas das árvores, para se alimentar, enquanto as grandes se alimentam das bordas delas.
Algumas medidas práticas para evitar contato com a lagarta são manter o quintal ou terreno sempre limpo. Outra dica é pintar os troncos de árvores com cal pelo menos até um metro e meio acima do solo. Dessa forma fica fácil visualizar a taturana e tomar os cuidados cabíveis.
Lagartas: Tanto as lagartas quanto taturanas comem folhas e brotos das plantas, debilitando-as. O melhor é retirá-las uma a uma, usando uma luva. Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana.
Com os dias quentes, o aparecimento de lagartas, larvas de insetos de ordem Lepidópteros, como mariposas, aumenta consideravelmente. ... Popularmente conhecido como “bicho cabeludo”, o inseto pode ser venenoso, causando queimaduras em contato com a pele. Há espécies conhecidas, como a Taturana.
Ardência na pele, dor intensa, vermelhidão e inchaço são alguns dos sintomas quando a pessoa entra em contato com uma lagarta.
A mais eficiente é por catação manual. Outra forma ecológica de se livrar delas é cortar as folhas das palmeiras onde estão os ninhos: como essas lagartas têm hábitos noturnos, é fácil encontrar durante o dia os grandes ninhos tecidos com fio de seda.
Para os produtores que sofrem com esse problema e precisa saber como realizar o combate, existem alguns meios, como, por exemplo: Hortelã: é um chá de hortelã (Mentha spicata) que, pulverizado sobre as plantas, acaba por protegê-la contra insetos, como, por exemplo, formigas.
Ao encostar em uma lagarta-cachorrinho, nada de furar ou tentar chupar o veneno. O negócio é deixar correr água limpa no local, pra levar a toxina o mais longe possível.
O SBP Mata Mosquito da Dengue e o Raid Multi Insetos apresentaram os melhores resultados, eles eliminaram 100% das barata rasteira em 24 horas. Além disso, apresentaram um desempenho melhor que a média em relação ao mosquito do Aedes eagypti, e um comportamento aceitável contra baratas voadoras e moscas domésticas.
Straik Gel
Principalmente na época do verão, alguns locais, inclusive casas, são invadidos por insetos nada agradáveis....Os principais métodos caseiros para eliminar as baratas
Conte com ajuda profissional para acabar com as baratas Infestações mais brandas podem ser solucionadas com a instalação de iscas de gel. Assim, não há necessidade de desocupar a residência. A resolução do serviço é rápida, levando até 48 horas.
Misture um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio. As baratas são atraídas pelo açúcar e, ao comerem a mistura, o bicarbonato tratará de matá-las. Esse ingrediente utilizado para fazer sabão pode ser espalhado pela casa. Ao encostar no bórax, a barata desidrata e morre.
Locais propícios a infestação
Existem aproximadamente 4.
A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca. Quanto maior a temperatura e a umidade, menor será o tempo para o ovo eclodir.