Dividimos a segunda semana do desenvolvimento em:
A primeira semana da gestação abarca dois momentos essenciais do desenvolvimento embrionário: a fecundação do óvulo por um espermatozoide e a clivagem (ou segmentação).
No término desse período, o embrião terá aspecto humano. Os dobramentos levarão à transformação de um disco trilaminar plano em um embrião praticamente cilíndrico. O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal.
O intestino entra no celoma extra-embrionário na porção proximal do cordão umbilical, formando a hérnia umbilical fisiológica que se dá por razão de a cavidade abdominal ser pequena demais para acomodar o intestino em crescimento.
A placenta (em grego, plakuos = bolo liso) é um órgão materno-fetal que começa a se desenvolver a partir da nidação, ou seja, implantação do blastocisto e é expulsa com o feto no momento do nascimento.
Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas: - Citotrofoblasto: Camada interna de células.
Chegando no útero, o embrião passa a ser chamado de blastocisto. O blastocisto é uma esfera oca, com uma camada externa de células nomeadas blastômeros que juntas formam o trofoblasto e uma massa celular interna chamada embrioblasto.
A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Após a fecundação, que ocorre nas tubas uterinas, inicia-se a divisão celular e o embrião, chamado de zigoto nesse estágio, se move até o útero.
A nidação, portanto, é o processo de implantação do embrião no útero da mulher. Em média, ela ocorre entre 5 e 12 dias após a fecundação, com o embrião em estágio de blastocisto (para saber mais sobre isso, leia este texto).
Costuma ocorrer entre o 10º e 14º dia da fecundação e tem duração de 2 a 3 dias, por isso pode confundir a mulher achando ser seu período menstrual que se adiantou ou esta desregulado. Outro sintoma que pode ocorrer durante a implantação do embrião é a cólica.