O ciclo de Krebs é responsável pela oxidação total da glicose no processo de respiração celular. No entanto, essa oxidação inicia-se em uma etapa anterior da respiração celular, a glicólise. ... Na presença de oxigênio, o piruvato é completamente oxidado.
A função do ciclo de Krebs é promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e H2O e síntese de ATP. Assim, realiza a produção de energia para a célula.
Passo 1: fomação de citrato Esta reacção irreversível é o 1º ponto de regulação do ciclo de Krebs. É uma reação em que o oxaloacetato se condensa com a acetil-CoA. Nesse processo forma-se um intermediário bastante energético (citroil-CoA) que rapidamente se converte em citrato.
Via metabólica do ciclo de Krebs
Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP. ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia. fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA.
Nesse sentido, esses dois “caminhos” são nomeados, respectivamente, como anabolismo ou vias biossintéticas e catabolismo ou vias degradativas. Após entender do que se trata o metabolismo fica muito mais simples compreender o que são as vias metabólicas.
Regulação da glicólise Várias etapas na glicólise são reguladas, mas o ponto de controle mais importante é a terceira etapa da via, que é catalisada por uma enzima chamada fosfofrutoquinase (PFK).
O metabolismo pode ser dividido em duas "fases": catabolismo e anabolismo.
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.
As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.
As vias metabólicas são fundamentais para a manutenção da célula e consequentemente da homeostasia do organismo. ... Nos eucariontes, as vias anabólicas e catabólicas, ocorrem em compartimentos celulares diferentes ou utilizam diferentes enzimas e co-factores, aumentando assim a eficiência das várias vias metabólicas.
Uma célula muscular possui determinada quantidade de ATP que pode ser usada imediatamente, mas isto é suficiente para durar apenas cerca de três segundos. Para reconstituir rapidamente os níveis de ATP, as células musculares contêm um composto de fosfato altamente energético, chamado de fosfocreatina.
Sistema ATP-PCr Este sistema pode prevenir a depleção de energia formando mais ATP. Este processo é anaeróbico - pode ocorrer sem O 2 . ... A oxidação das gorduras requer mais oxigênio e produz mais energia do que a oxidação dos carboidratos.
As gorduras são reconstituídas apenas indiretamente pelo reabastecimento de CH (glicose e glicogênio). Grande parte da reserva de ATP depletada no músculo durante o exercício é restabelecida em poucos minutos após o exercício.
As reservas de glicogênio hepático no homem apresentam importante papel como fonte de glicose no período entre as refeições e, em maior extensão, durante o jejum noturno. Glicogênio muscular. Serve como combustível para gerar ATP durante a atividade muscular aumentada. É formado durante o repouso após as refeições.