O tensiômetro é perfeito para medir o parâmetro exato da umidade existente em um solo que está sendo cultivado. O sistema prevê a curva de retenção do ambiente, fazendo isso em tempo real.
A leitura do tensiômetro indica somente se a água do solo está retida com alta ou baixa energia (em solos secos a energia de retenção é alta e a água é pouco disponível para as plantas, em solos úmidos ocorre o inverso).
O princípio de funcionamento é simples e está condicionado ao movimento de água no solo. Em condições de solo seco, a maior tensão de água no solo atrai as moléculas de água do aparelho, ocorrendo a passagem da água através da cápsula porosa, formando um vácuo dentro do aparelho, que é medido pela coluna de mercúrio.
Se houver mais vento, as plantas perdem água mais rápido. Mas as plantas também transpiram para regular a sua temperatura, num processo que se assemelha ao suor dos animais. A soma total da água que evapora depois de passar pelas plantas com a água proveniente da sua transpiração é chamada de evapotranspiração.
Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior. Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.
Evaporação e o Ciclo da Água A energia proveniente do Sol, aquece a superfície livre dos lagos, rios, mares e oceanos. Este aquecimento faz com que uma parte da água evapore, passando para o estado de vapor. Este, ao atingir as camadas mais altas da atmosfera, se resfriam e se condensam formando as nuvens.
O álcool (ou a água) evapora, se resfriando e depois, em contato com a pele que se encontra a uma temperatura mais alta do que o álcool, acaba por absorver energia da pele, resfriando-a também.
Quando as moléculas de um líquido evaporam, ou seja, passam do estado líquido para o estado gasoso lentamente, isso ocorre porque que deixamos o frasco aberto como no caso do álcool ou acetona, ou até mesmo da água quando exposta ao vento em uma superfície grande, onde o contato com o ar é constante.