Briófitas: Não possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: Possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: O gametófito é passageiro e depende do esporófito. Briófitas: O esporófito é passageiro e depende do gametófito.
Resposta. A diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas são o seguinte : - As Briófitas são plantas avasculares, e sua fase dominante é o gametófito (produção de gametas). - Já as Pteridófitas são vasculares, e sua fase dominante é o esporófito (produção de esporos).
– Ambas são hermafroditas. – Não produzem flores, sementes e frutos. – Ambas habitam ambientes úmidos e assombrados, e algumas em água doce.
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
Briófitas: são as menos evoluídas por não apresentarem vasos condutores de seiva; Pteridófitas: são as segundas menos evoluídas, por não apresentarem sementes. Gimnospermas: são as segundas mais evoluídas, mas não apresentam fruto. Angiospermas: são as mais evoluídas por apresentarem vasos, sementes, flores e frutos.
Dentro do reino Plantae as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são as plantas que possuem os vasos condutores evoluídos, ou seja, os vasos condutores de seiva bruta e elaborada, sendo essa uma característica que tornou possível o desenvolvimento das plantas de grande porte.
b) Semelhanças entre pteridófitas e gimnospermas: Ambas possuem vasos condutores. ambas possuem a fase esporófito(diplóide) como a fase predominante em seus ciclos de vida. ... ambas possuem a fase esporófito(diplóide) como fase predominante em seus ciclos de vida.
As gimnospermas são as primeiras plantas que não necessitam de água para se reproduzir. São compostas por raiz, caule, folha, flores secas e sementes, sendo que os dois últimos surgiram justamente nessa etapa evolutiva.
Grupo vegetal com maior diversidade de espécies, as angiospermas são plantas cuja principal característica é a presença de flores e frutos, sendo próprio delas que suas sementes sejam encobertas por frutos.
As angiospermas basais compreendem um grupo de plantas que se caracterizam por apresentar pólen uniaperturado ou monossulcado.
As angiospermas, em sua maioria, podem ser classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Cerca de 90.
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.