Recordemos: média aritmética de n números é a soma dos n números dividida por n; média geométrica de n números positivos é a raiz enésima do produto dos n números; média harmônica de n números não nulos é o inverso da média aritmética dos inversos desses números; média ponderada de n números é a soma dos produtos de ...
A média harmônica está relacionada ao cálculo matemático das situações envolvendo as grandezas inversamente proporcionais. Como exemplo, temos a relação entre velocidade e tempo. ... Caso calculássemos a velocidade média utilizando a média aritmética chegaríamos ao resultado de 55 km/h.
A média geométrica de 2, 8 e 32 será igual a 8.
Primeiro você pode somar os coeficientes da equação, se for zero, 1 é uma raiz então, nisso você já pode baixar o grau por Briot-Ruffini. Outra forma é você elencar as possíveis raízes reais,achando todos os divisores do termo independente e dividir por todos os divisores possíveis do termo de maior grau.
Para confirmar se os valores que encontramos são realmente a raiz da equação polinomial, vamos substituir cada valor no lugar do x da equação. Através do cálculo algébrico, se o polinômio resultar em zero, então o número substituído é, realmente, a raiz da equação.
É interessante saber que o grau da equação é que determina quantas raízes ela apresenta. Sabemos que uma equação do 2º grau apresenta duas raízes. Logo, uma equação do 3º grau terá três raízes e, assim, sucessivamente.
Quando dizemos “raiz de uma equação”, nos referimos ao resultado final de uma equação qualquer. As equações de 1º grau (do tipo ax + b = 0, onde a e b são números reais e a≠0) possuem apenas uma raiz, um único valor para sua incógnita.