A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.
Tipos de Flexibilidade: Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.
Segundo Achour Júnior (1996), a flexibilidade pode ser definida pela máxima amplitude de movimento em uma ou mais articulações sem a presença de lesões. ... Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Na literatura, a flexibilidade muscular é verificada pelo teste de sentar e alcan- çar e pelo teste do 3o dedo-solo3,12,13. O teste de sentar-e-alcançar mede a flexibilidade dos isquiotibiais, mas é dependente da mobilidade do quadril e da coluna3; não existe um consenso na literatura sobre sua validade.
Sabemos que a flexibilidade é a amplitude de movimento ao redor de uma articulação; ou ainda, é a qualidade motriz que depende da elasticidade muscular (ventre muscular e tecidos conjuntivos que também o compõe) e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer ...
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração muscular. ... Mobilidade está mais próximo da flexibilidade ativa, através da contração muscular eu movo minha perna, por exemplo por uma determinada amplitude de movimento e posso permanecer com a perna em uma determinada posição.
A flexibilidade é um componente importante da aptidão física, podendo ser definida como a maior amplitude fisiológica de movimento para a execução de um gesto qualquer.
"Mobilidade articular é a capacidade que as articulações do corpo têm de se movimentar, dentro da sua amplitude e de seus diferentes planos de movimento.
A mobilidade articular tem como benefício para o nosso corpo: aumentar a amplitude dos movimentos, ajuda a corrigir algumas disfunções articulares, manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos, previne lesões, relaxar os músculos, estimular a produção do líquido sinovial.
De acordo com Schneider et al. (1995), mobilidade é a o grau de realização de movimento dentro de uma liberdade natural de amplitude de cada articulação que tanto pode otimizar a performance física do indivíduo quanto pode aumentar o risco de lesões quando essa mobilidade apresenta disfunção.
A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos.
Locomobilidade; capacidade de se mudar, de ir a outro lugar com rapidez: mobilidade de pessoas. Aptidão para mudar, para sofrer alterações ou mudanças. Em que há possibilidade de movimento: guarda-roupa com mobilidade. [Figurado] Inconstância; tendência para mudar de opinião ou de estado de espírito com facilidade.
A mobilidade física nada mais é do que a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. Para isso, é preciso que o indivíduo tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular normal.
O que é e para que serve a mobilidade? Mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Um exercício de mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar a amplitude com que se realiza uma atividade.
Treinar para não enferrujar: 4 exercícios de mobilidade para acordar o corpo e evitar dores
Mobilidade estamos nos referindo à capacidade de explorar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. Alongamento é um tipo de exercício físico que tem como objetivo a manutenção ou melhora da flexibilidade.
Significado de Alongamento Exercício físico que aumenta o comprimento das estruturas de tecidos moles, ocasionando uma maior flexibilidade nos movimentos.
Mobilidade é a capacidade ou a habilidade de se mover e movimentar suas articulações e tecidos. ... Estabilidade é a habilidade de controle da mobilidade. Ou seja, é a nossa segurança.
Um quadril móvel ajuda em todos os movimentos do corpo e blinda você de traumas indesejados. Muitas vezes o encurtamento de músculo vem de um quadril sem mobilidade. Os músculos mais atingidos são: glúteos, adutores de quadril, íliopsoas, retofemoral, e bíceps femoral.
Mais exercícios para alternar em seu treino No primeiro movimento, temos uma flexão unilateral, que é fundamental para o agachamento, por exemplo. O segundo movimento, é uma elevação pélvica, que também pode ser usada para melhorar a mobilidade do quadril.