Para Perfeito (2009) o método analítico, conhecido como analítico-sintético ou parcial, refere-se a exercícios por partes que tem como foco o ensino através dos fundamentos técnicos da modalidade esportiva e para Greco (2001) suas formas rudimentares.
Método misto: Segundo Fonseca2 método misto seria a junção dos métodos global e parcial, na qual é chamado de método misto de ensino, esse método possibilita a prática de exercícios isolados, bem como a iniciação ao jogo através das formas jogadas de futsal, trata-se de uma metodologia bastante rica, sob o ponto de ...
Creswell e Plano Clark (2011) definem métodos mistos como um procedimento de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em um mesmo desenho de pesquisa. O pressuposto central que justifica a abordagem multimétodo é o de que a interação entre eles fornece melhores possibilidades analíticas.
0 método parcial de aprendizagem, hoje executado, é aquele em que uma mesma tarefa é dividida em partes que se praticam em se parado e que depois são ligadas umas com as outras (KNAPP, 1963,p.
O Método Parcial de Ensino do Esporte é método de ensino do Esporte em “partes”, diferente do método Global a metodologia Parcial de ensino dos Esportes tem foco no aprendizado das técnicas, em sérias de repetições de exercícios voltados para aprendizagem de técnicas esportivas.
Método Recreativo de Ensino do Handebol Ele consiste em vivenciar o Handebol de forma lúdica, com foco na cooperação, no lazer, no desenvolvimento desenvolvimento cognitivo e na não diferenciação por gênero.
Os principais fundamentos para se trabalhar nessa faixa etária que é mais uma iniciação do Basquetebol para esses alunos seria: Drible, bandeja, arremesso, passe. O professor deve desenvolver no aluno as habilidades motoras, tática de jogo isso no aspecto procedimental.
Mesmo que a metodologia do Basquetebol tenha sofrido alterações quanto ao seu ensino, vamos investigar o tipo de aprendizagem baseados no método tradicional e o método não tradicional (recreativo), pois o método analítico continua a ser um dos mais aplicados na iniciação esportiva (Saad, 2002; Greco, 2003; Moreira, ...
Serão exemplos dos fundamentos básicos do Basquetebol, discutidos e analisados neste texto: o passe de peito; o passe de peito picado; os passes de ombro (direito e esquerdo); o passe sobre a cabeça; os passes em profundidade (direito e esquerdo); os dribles (como o giro, o drible por trás do corpo e o drible entre as ...
A sustentação científica pode auxiliar a escolha de métodos didáticos para a iniciação ao basquetebol na medida e que os métodos científicos direcionam o melhor caminho a serem seguidos nos esportes. Ou seja, a sustentação científica promove uma base científica pronta de dados que já foi testada e verificada.
Praticado por duas equipes constituídas de oito atletas cada, quatro em quadra e quatro reservas. As dimensões da quadra de areia batida, alisada com um rodo especial e quando necessário molhada, são 20 metros comprimento por 10 metros de largura, delimitadas por uma fita de nylon.
Nas aulas de Educação Física, o jogo coletivo torna-se rica possibilidade de aproximação entre os praticantes, aproximação que ocorre de forma significativa pois é assim que a criança vivencia o jogo.
A resistência cardiorrespiratória, a aptidão músculo- esquelética (força e resistência muscular, flexibilidade) e uma composição corpórea ideal são os componentes mensuráveis da aptidão física relacionados com a saúde”. Na prática do basquetebol é trabalhada todas as valências físicas que melhoram a aptidão física.
Sobre as capacidades físicas no basquete podemos citar: força, velocidade, resistência, flexibilidade, agilidade, entre outras.
As principais habilidades a serem desenvolvidas no basquete são a velocidade, equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e condicionamento físico.
Entre as capacidades físicas bastante exigidas na GA estão a flexibilidade,a força e a potência (Tricoli & Serrão, 2005). A flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (Alter, 1999).
Resposta