COEFICIENTES DE SEGURANÇA: Consiste na relação entre a carga de ruptura e a carga admissível. Podem ser considerados como reserva estratégica. evitar maior possibilidade de falha.
É a relação entre o limite de carga de trabalho especificado e a carga de ruptura mínima efetiva da cinta. É alcançado nos ensaios de tração (em laboratório e no planejamento da construção do produto), para atender a legislação e garantir a sua segurança na hora da movimentação.
Cintas Brancas 5:1 As cintas brancas tem um fator de segurança que suporta 5 vezes a capacidade de carga da cinta, portanto, se temos uma cinta para elevar 1000 kg esta cinta deve romper com 5000 kg.
Método simples para determinar o eixo elétrico
Quando não existe QRS equifásico, podemos determinar o eixo, também, por um método simples – as amplitudes dos QRS.
Para calcular as cargas dos rolamentos, deve-se determinar as forças que atuam sobre o eixo que é suportado pelos rolamentos. Estas forças incluem o peso morto inerente ao corpo giratório, a carga produzida quando a máquina realiza um trabalho e a carga produzida por ação da força dinâmica de transmissão.
Eixos são elementos mecânicos utilizados para articular um ou mais elemen- tos de máquinas. Quando móveis, os eixos transmitem potência por meio do movimento de rotação. A maioria dos eixos são construídos em aço com baixo e médio teores de carbono.
Destina-se a guiar o movimento de rotação a uma parte ou um conjunto de peças, como uma roda ou engrenagens. O eixo localiza-se geralmente entre as rodas, ligado ao centro da roda.
Quais são os tipos de eixo? De forma básica, os eixos podem ser simples, duplos ou triplos – essa denominação se deve à quantidade de eixos que são colocados juntos em uma única estrutura. São diferentes combinações de pneus, capazes de suportar um peso máximo que varia entre 6 e 30 toneladas de carga.
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes.
Os elementos de transmissão operam dentro de um sistema. Eles compõem o todo e garantem o funcionamento geral de uma máquina. Portanto, elementos de transmissão mecânica são os responsáveis por transmitir potência, torque e rotação entre os elementos de uma máquina.
Principais tipos de polia e correias industriais
As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. ... Polia que transmite movimento e força é a polia motora ou condutora. Polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida.