A ELTGOL é uma técnica ativo - passiva ou ativa, onde o paciente é posicionado em decúbito lateral e realiza expirações lentas partindo da capacidade residual funcional (CRF) até o volume residual com a glote aberta.
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.
A tosse pode ser o primeiro sintoma e é frequentemente tão grave que a pessoa não consegue pedir ajuda. É possível que a pessoa aperte a garganta com ambas as mãos. A respiração e a fala podem ficar fracas ou impossibilitadas.
Prevenindo obstrução mecânica de vias aéreas – orientações: - Alimentos e objetos pequenos devem ficar longe do alcance de crianças de até 4 anos de idade. - A criança deve ser alimentada sentada no cadeirão ou a mesa, não ficar andando, correndo ou brincando durante as refeições, com comida na boca.
Aplicar a manobra de Heimlich, de forma semelhante a do adulto; Nos lactentes: Uma combinação de palmada nas costas (face da criança voltada para baixo) e compressões torácicas (face voltada para cima), sempre apoiando a vítima no seu antebraço; mantenha o com a cabeça mais baixa que o tronco, próximo a seu corpo.
Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica; Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente; Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.