A terapia pós-ciclo (TPC) é a utilização de substâncias no período após o ciclo (de pró-hormonais ou hormônios propriamente ditos) para restaurar a produção natural de hormônios, proteger o fígado, manter a libido equilibrada, evitar queda de cabelo, prevenir-se contra aumento da próstata, e evitar demais efeitos ...
Outra forma que é comumente recomendada é começar a Terapia Pós-Ciclo quinze dias antes do início ciclo esteroide, dando continuidade durante todo ciclo e estender a TPC por mais quinze dias após o final do ciclo. Geralmente todo esse processo acontece durante oito semanas.
A duração de cada ciclo fica em torno de 4 a 12 semanas, e os períodos de abstinência costumam durar de 1 mês a 1 ano. Outras drogas costumam ser associadas para melhorar o desempenho físico e para aumentar a tolerância aos treinos, reduzindo assim a sensação de dor e cansaço.
Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.
Não é esperado que você sangre (menstrue) após usar a pílula do dia seguinte. Em cerca de 15% das mulheres a menstruação poderá antecipar em até 7 dias. Aproximadamente 30% das mulheres terão um atraso menstrual que na metade dos casos não passa de 7 dias.
Chás. Calma, aquele chazinho de camomila que você está acostumada a tomar todas as noites não influenciam na eficácia da pílula. Também não precisa se preocupar com o de erva doce, o chá verde, branco ou preto. "Chás de uso corriqueiro não diminuem o efeito.
Doenças intestinais também diminuem a eficácia desse anticoncepcional, porque diminuem a absorção e também diarreias e vômitos. Se você toma um anticoncepcional e dali a 15 minutos você tem uma diarreia. Você não teve tempo de absorver a medicação então diminuir a eficácia. Mesma coisa com o vômito.
Ter um episódio de vômito ou diarreia até 4 horas depois de ter tomado o anticoncepcional pode fazer com que ele não tenha tido tempo de ser absorvido, perdendo totalmente ou diminuindo sua eficácia.
Em caso de vômito dentro de uma hora após tomar a pílula, deve-se ingerir outra pílula (de outra cartela). E em caso de diarréia grave ou vômitos durante mais de 24 horas, pode continuar o uso do anticoncepcional caso seja possível, mas outro método contraceptivo como a camisinha também deve ser considerado.
Variações de até 12 horas não costumam resultar em nenhum problema. Após esse período, podem ocorrer alterações dependendo da quantidade de hormônio que tem na pílula.