Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.
As articulações sinoviais, mais comuns, são as que ficam entre os ossos e garantem sua mobilidade, devido ao fato de serem compostas por cartilagem. Conheça um pouco mais sobre elas.
cápsula articular,cavidade articular e liquido sinovial (sinóvia) são características de articulações (junturas) sinoviais. Entretanto, os componentes da articulação sinovial são cápsula articular, cavidade articular, membrana sinovial, líquido sinovial, cartilagem articular, ligamentos intra e extra Articulares.
As articulações sinoviais, também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante. Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo.
Podem possuir discos articulares e meniscos. A sindesmose tíbio-fibular pode ser citada como um tipo de articulação sinovial. Podem ser classificadas em monoaxial, biaxial ou triaxial.
A articulação é formada pela coaptação de dois ossos com o auxílio de músculos esqueléticos, ligamentos e cápsula articular.
Os ossos do crânio são imóveis, com exceção da mandíbula, que é móvel, permitindo o movimento da boca e a mastigação; e o temporal que dá pequenos movimentos nas laterais do crânio. Diferentemente da mandíbula é um osso semimóvel. O tronco é basicamente formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo esterno.
A palavra sínfise tem origem grega e significa 'crescer junto'(15). É uma descrição adequada pelo fato de a sínfise púbica ser formada pela confluência dos ossos do púbis. Cada osso púbico consiste em um corpo e dois ramos: o superior une-se ao ilíaco e o inferior ao ísquio.
Sínfise púbica é uma articulação semimóvel que une o púbis formando a bacia(cintura pélvica), que é composta pelo sacro e cóccix, e dois ossos do quadril, que por sua vez, cada osso, é composto por três ossos compactados: ílio, ísquio e o osso púbico.
1. [ Anatomia ] Conjunto das estruturas que mantêm dois ou mais ossos numa união semimóvel, geralmente com tecido fibrocartilaginoso ou ligamentos periféricos (ex.: sínfise intervertebral; sínfise mandibular; sínfise púbica ).
Relativo ao púbis, à eminência triangular localizada na parte inferoanterior (abaixo e antes) do baixo-ventre, que com a puberdade se cobre de pelos; pubiano: partes púbicas. Etimologia (origem da palavra púbico). Do lati pubis + ico.
As principais funções da sínfise púbica são absorver choques durante a caminhada e, nas mulheres, permitir a passagem do bebê durante o parto normal.
O professor explica o processo denominado sinostose. “Em diferentes fases da vida e em regiões do esqueleto, ocorre a fusão dos ossos com desaparecimento da articulação localizada entre eles, processo conhecido como sinostose.
A doença articular degenerativa (DAD) é uma alteração que atinge exclusivamente as articulações sinoviais e caracteriza-se por fibrilação, fissuração na cartilagem, microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral com formação de osteófitos nas bordas articulares.
Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais freqüente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.
A artrite e a artrose são doenças bem diferentes embora tenham em comum o comprometimento das articulações. Enquanto a primeira pode ter causa genética e se desdobrar em diferentes tipos, a segunda ocorre pelo processo natural de envelhecimento ou algum trauma.
A lesao de cartilagem pode causar dor, rigidez, inflamação, edema , diminuição de forca muscular e de movimento do joelho. Assim nos nascemos com uma cartilagem perfeita, mas conforme envelhecemos a cartilagem também envelhece e não se regenera , por isso as lesões da cartilagem e o seu envelhecimento são importantes.
Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.
Qualquer dano a esta cartilagem pode causar dor, perda de movimento, aumento de volume por acúmulo de líquido dentro do joelho e, em casos mais severos, levar a um desgaste definitivo conhecido como osteoartrose do joelho.
As lesões da cartilagem do joelho referem-se, frequentemente às roturas dos meniscos, eles próprios estruturas cartilagíneas. As superfícies articulares dos ossos longos estão revestidas por cartilagem.
Caso o problema seja detectado em um ou nos dois joelhos, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. No primeiro caso, a terapia é feita com medicamentos, fisioterapia e fortalecimento muscular. Muitos dos remédios utilizados têm como objetivo aliviar a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios.
A cartilagem articular tem uma capacidade de regeneração limitada devido à ausência de vasos sanguíneos e à baixa potência mitogénica dos condrócitos. A auto-regeneração do defeito não é possível. Dependendo da sua localização e do seu tamanho, este defeito progredirá e acabará por resultar em osteoartrite.
Conheça as 8 lesões mais comuns no joelho
Uma das mais temidas lesões no meio esportivo, a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) se dá pela entorse do joelho e pode levar, na maioria das vezes, a cirurgia. “A principal função do LCA é de estabilizar o joelho contra as rotações e contra a anteriorização da tíbia (osso da perna)”, explica Lacreta.