Colimação é o nome que se dá ao processo de alinhamento de lentes ou de espelhos em componentes ópticos, principalmente telescópios. Assim, após a colimação, os raios de luz ao penetrarem o telescópio não terão nenhuma obstrução.
1) Escolha um objeto a pelo menos 500 metros de distancia e aponte o telescópio para o objeto focado. Ajuste o telescópio para que o objeto fique no centro de visão na sua ocular. 2) Cheque o buscador para verificar a centralização completa do objeto. 3) Ajuste o buscador com a mesma imagem do telescópio.
Considere para o que você quer observar. Objetos como os planetas, a lua e as estrelas mais próximas precisam uma potência alta, bom contraste e resolução nítida em um telescópio. Assim, se é para isso que você quer olhar, sua melhor aposta é pegar um refrator ou um refletor.
O que é uma lente Barlow e para que serve? A lente Barlow serve para aumentar a distância focal efetiva de um telescópio e, desta maneira, poder-se utilizar oculares mais fracas com maiores aumentos. São descritas pelo seu fator de ampliação e os tipos mais comuns são a Barlow de 2x e a de 3x.
A lente barlow deve ser encaixada entre o tubo de foco e a ocular. Além de aumentar a amplitude, o uso da lente barlow, traz outros benefícios: melhora o alivio ocular e reduz aberrações esféricas na ocular. Por esta razão é recomendado usar a lente barlow em conjunto com a lente ocular.
A Lente Barlow pode dobrar (2x) ou até mesmo tríplicar (3x) a magnificação da ocular. A Barlow mais indicada é a 2X, pois proporciona um aumento mais adequado, não prejudicando muito a qualidade da imagem vista.
Telescópio Profissional O telescópio Polaris é um dos melhores produtos de nossa lista. Ele apresenta uma objetiva de 90 mm, além de 3 oculares, uma lente Barlow com ampliação de 2 vezes, e um buscador para visualizar de forma precisa e nítida todos os astros.
Por mais que um simples telescópio possa contemplar as crateras da Lua e muitos outros objetos do céu noturno, existem acessórios que podem auxiliar a observação. Um acessório fundamental para um bom telescópio é o motor que acompanha o movimento de rotação da Terra.
Melhores Telescópios de 2021
QUANTO MAIOR A ABERTURA MELHOR (E MAIS CARO) Dê preferência por aberturas de 70 mm ou superior. Telescópios de 50 mm ou 60 mm são limitados, inferiores até mesmo quando comparado a um binóculos de qualidade. ... Lentes são mais caras que os espelhos, por isso grandes telescópios são refletores e não refratores.
Use um telescópio. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes. Se você possui um telescópio potente com um filtro amarelo poderá ser capaz de isolar a luz específica de Saturno, tornando-o mais fácil e agradável de ver.
A maneira mais fácil de encontrá-los é quando eles aparecem como parte de uma constelação.
A dica é procurar por um pequeno disco azul acima e à esquerda de Marte. Já Netuno será um desafio ainda maior por ser mais escuro, mas estará ali perto, abaixo e à direita do Planeta Vermelho. Assim como Marte, Júpiter deve ser fácil de encontrar.
Para se calcular o aumento de qualquer telescópio com dada ocular, se divide a distancia focal do telescópio pela distancia focal da ocular utilizada. Uma ocular com distância focal de 25mm quando utilizada em um telescópio com distância focal de 1000mm irá produzir um aumento de 40x. (1000/25 =40).