Diz-se de um sinal ou sintoma que é característico de uma doença, e que, como tal, a diagnostica.
Fase prodrômica é a fase que precede o aparecimento de sintomas de uma dada doença, na qual a maioria dos sinais clínicos são inespecíficos.
substantivo masculino Sinal anunciador, primeiros indícios de algo; prenúncio: os pródromos de uma espécie. [Medicina] Sintomas que aparecem antes de uma doença: os pródromos da tuberculose.
Os pródromos do parto são as primeiras contrações que anunciam a chegada do nascimento. Os sintomas podem durar dias ou horas.
São caracterizados por contrações incômodas e por vezes dolorosas, porém curtas (duração de menos de um minuto), espaçadas e irregulares, sem ritmo. Como os pródromos modificam o colo do útero, pode haver algum sangramento – não se assuste!
Como aliviar o incômodo e dores? Na fase dos pródromos, a gestante pode entrar em baixo da água quente do chuveiro e usar uma bolsa de água quente na barriga, na região onde dói. É importante ela tentar dormir, descansar, passear e se distrair para controlar a ansiedade.
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.
As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.