Os pedicelários são ossículos especializados que parecem pequenas tenazes e que têm uma função defensiva. Os pés ambulacrários fazem parte do sistema vascular hídrico (ou ambulacrário) destes organismos e permitem a sua fixação ao substrato e captura de alimento.
Sistema ambulacrário: É um sistema de órgãos dos equinodermos, que são locomoção, transporte de substâncias, respiração, excreção, na circulação e nos órgãos do sentido. Consiste numa rede de canais por onde a água do mar circula. ... Resumindo: o sistema ambulacral serve para a movimentação do equinodermo.
Pé ambulacrário (ou podia; singular: podium) é a designação dada em biologia aos pequenos túbulos com ventosas que funcionam como um eficiente sistema de locomoção dos equinodermes. O sistema ambulacrário é um sistema de canais exclusivo do filo Echinodermata.
Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. Alguns representantes conseguem locomover-se rastejando-se, colocando os braços voltados para o substrato e, literalmente, andando sobre suas pontas.
O sistema ambulacrário consiste em um sistema de canais por onde passa a água do mar que tem como função principal promover a locomoção dos equinodermos. ... A água penetra no sistema ambulacrário através de poros de uma região conhecida por placa madrepórica, localizada na região contrária à da boca (aboral).
Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.
Os equinodermos são animais marinhos como as estrelas-do-mar, bolachas-do-mar e ouriços-do-mar, que podemos ver quando visitamos alguma praia. ...
Os equinodermos podem ser herbívoros, alimentando-se de algas, ou carnívoros, como a estrela do mar que se alimenta de pequenos animais. Esses organismos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, estômago (quando o organismos tiver hábitos carnívoros) e ânus.
Sistema respiratório dos equinodermos: As trocas gasosas nos equinodermos são feitas por pequenas brânquias em volta da boca e por toda a extensão dos pés ambulacrais, uma vez que estão ligadas ao sistema ambulacral que carrega água por todo o corpo.
Os ouriços-do-mar possuem brânquias dérmicas, análogas às brânquias periorais dos pepinos-do-mar e também ocupadas por líquido celomático.