Os pólipos endocervicais são aqueles localizados no canal cervical, que compõe o colo do útero. A principal causa para o surgimento dessa condição, de acordo com os especialistas, são alterações hormonais.
A cirurgia para retirada dos pólipos também é conhecida como histeroscopia cirúrgica e é feita sem cortes e sem que haja cicatrizes na barriga, por exemplo, já que os instrumentos necessários para o procedimentos são introduzidos por meio do canal vaginal e do colo do útero.
Preparo para a histerossalpingografia – Tomar 01 comprimido (ao dia) de AZITROMICINA 500 mg, durante três dias, iniciando 2 dias antes do exame. – Tomar um comprimido de Buscopan® cerca de 30 minutos antes da hora agendada para seu exame.
A Histerossalpingografia deve ser feita entre os dias seis e doze do ciclo menstrual, o período entre o final da menstruação e pouco antes da ovulação. O exame não deve ser realizado se você tiver sangramento menstrual abundante, qualquer infecção e/ou inflamação ginecológica ainda não totalmente resolvida.
Não é necessária, de uma forma geral, preparação prévia. Este exame não precisa de jejum. É recomendável, no entanto, que se tenha tomado um medicamento analgésico (Ibuprofeno 600mg, por exemplo), de forma a reduzir o desconforto do exame. A altura ideal para o realizar é após a menstruação, antes da ovulação ocorrer.
O exame não deve ser realizado caso a paciente apresente corrimento vaginal ou outra suspeita de infecção pélvica, pois a injeção do contraste pode levar as bactérias ao útero e tubas. Outro risco envolve a alergia a iodo.