Em ju-í-zes, o i forma hiato com a vogal anterior (u) e só recebe acento porque a palavra está no plural; em juiz não há acento porque o i está seguido de z na mesma sílaba.
Por isso, as seguintes palavras não são acentuadas: juiz, cair, ruim e rainha. Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural).
Quando a segunda vogal do hiato é "i" ou "u" (tônicos), coloca-se acento agudo, desde que esse "i" e esse "u" estejam sozinhos ou acompanhados de "s". É por isso que se põe acento em "raízes" ("ra-í-zes"), mas não se põe em "raiz" ("ra-iz" - o "i" é acompanhado de "z" na sílaba).
A palavra rainha não é acentuada. A quebra do ditongo nem sempre se faz através do acento gráfico: essa quebra pode dar-se naturalmente na palavra, por força das letras que se encontram junto a um potencial ditongo, fazendo com que os seus elementos passem a fazer parte de sílabas diferentes.
Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. ... Aqui é juízes, com acento agudo no “i”.
Só para lembrar: as palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba tônica! “Item” não tem acento, pois não são acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em EM, como, “nuvem” ou “ontem”. Isso não ocorre com as paroxítonas terminadas em N, conforme “hífen” ou “pólen”, que recebem acento.
As palavras graves, como é o caso de vírus, quando terminam em i ou u (seguidas ou não de s), levam acento gráfico na vogal tónica, ou seja, na penúltima sílaba.
Alguma palavras são acentuadas devido as regras e a necessidade de colocar os acentos, existem os acentos diferenciais que são usado para distinguir certas palavras, ou seja evitar ambiguidade. ... Por causa do acento podemos diferenciar uma palavra da outra.
As regras de acentuação estão relacionadas com o posicionamento da sílaba tônica (a sílaba pronunciada com maior intensidade). Há regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.