Gefirofobia, também designada como gefidrofobia ou gefisrofobia é um transtorno de caráter psicológico, caracterizado pelo medo exagerado ou irracional que um indivíduo tem em relação a pontes e viadutos.
A acrofobia consiste em um medo exagerado e irracional de altura. ... Normalmente, as pessoas sentem medo em algum nível de locais altos, especialmente quando não há proteção.
É nesse tipo que são incluídas as fobias mais clássicas, como por exemplo:
É por isso que existem todo o tipo de fobia, das mais comuns às mais estranhas.
filemafobia
8) Nictofobia e Acluofobia (Medo do escuro) A Nictofobia atinge crianças e é provocada pela ideia de bichos e monstros no quarto. Já nos adultos, a Acluofobia é provocada por algum trauma recente ou ser resultado da Nictofobia não tratada.
Tais fatos não vão ser encorajadores para as pessoas que sofrem de fobia de barata. O nome dado ao medo de baratas é Catsaridafobia.
O medo do escuro é um mal que aflige não só as crianças, como a maioria pensa. Muitos adultos também não conseguem lidar com a falta de iluminação. Tem gente que sente verdadeiro pânico de ficar em lugares escuros. O problema tem nome: mictofobia e, normalmente, acaba com o decorrer da idade.
A monofobia é um medo intenso de ficar sozinho e pode atingir não somente as pessoas, como também os animais. Indivíduos que sofrem com essa fobia são incapazes de fazer muitas tarefas simples, como ir ao banheiro sozinha.
Em adultos, o medo da solidão costuma aparecer com a perda de alguém querido, uma separação amorosa, etc. Tais acontecimentos propiciam o aparecimento deste tipo de medo por um profundo sentimento de abandono e uma baixa autoestima.
O que causa a monofobia? As fobias e os transtornos de ansiedade costumam acometer pessoas que foram criadas em ambientes familiares marcados por muita inquietação, estresse e preocupação. Isso porque, com o tempo e a convivência, a tendência é que os indivíduos passem a repetir os mesmos padrões de seus pais.
Distraia-se com atividades divertidas. Se está com medo de ficar em casa sozinho, a melhor maneira de se manter ocupado é encontrar algo para fazer. Em vez de pensar em ficar sozinho como um problema, pense que esta é uma oportunidade para ter controle completo sobre a casa.
Valorize a si mesmo e perceba que é muito importante mesmo sem uma companhia; esse é um passo indispensável para perder o medo da solidão....Considere-se a pessoa mais importante da sua vida.
Ficar sozinho pode sim fazer o bem
13 coisas para fazer quando você se sente solitário
Fale sobre os momentos que você sentiu orgulho dela, sobre as coisas que você admira nela, e mostre que ela tem motivos para se amar e ser feliz. Convide sua amiga que se sente triste e sozinha para um passeio, uma caminhada, um jantar, cinema. Atividades físicas são ótimos remédios para mandar a tristeza embora.
O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. A concentração elevada de cortisol pode levar à perda da massa muscular, dificuldade de aprendizagem e lapsos de memória.
Para a Fundação, não há como ter certeza se outros fatores influenciaram os resultados. Mas os impactos da solidão na saúde não são só teoria: eles já foram provados antes. Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas.
A longo prazo é importante procurar ajuda, pois a solidão pode estar associada a doenças graves como a depressão, que precisa de uma atenção maior. Já a curto prazo, se houver alguma relação com tristeza, é preciso que a pessoa reavalie se está tudo bem, o que a deixou pra baixo e se isso está te fazendo mal.
O que significa solidão? A solidão é o sentimento de não pertencer ao mundo que nos cerca. Não conseguimos criar vínculos ou nos identificar com os outros. Entre as causas da solidão, estão a dificuldade para se relacionar com outras pessoas, medo de ser julgado e o vazio existencial.
A solidão pode provocar um sofrimento causado pela reclusão e o isolamento, podendo causar outros sentimentos como sensação de abandono, rejeição, ansiedade. Já a solitude representa um estado de privacidade que permite um tempo de reflexão e internalização, resultando em uma experiência muito positiva e enriquecedora.
Como era de se esperar, também houve uma clara relação entre a solidão ou o isolamento social e o risco de morrer antes do tempo. Mas o que intrigou os experts é o fato de esses problemas, segundo o estudo, serem tão deletérios quanto a obesidade ou outras condições sérias de saúde.
Gente que se sente só porque não escuta a suas próprias necessidades. Muitas relações superficiais. Se tem muitos vínculos, mas nenhum profundo e verdadeiro para falar da sua intimidade, a solidão pode ser a consequência deste fato, pois você necessita se expressar e se comunicar.