Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.
Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.
A resistência equivalente do circuito equivale a 2 Ω (dois Ohms). Antes de resolver esse tipo de exercício, lembre-se de que quando dois resistores de mesmo valor estão relacionados em paralelo, para encontrar o valor equivalente basta dividir o valor de ambos pela quantidade de vezes que eles se repetem.
Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
Entenda o que isso significa.
Uma maneira de calcular a queda tensão elétrica causada pelo resistor para não danificar o LED é aplicando a lei de ohm. Sabendo que a corrente elétrica máxima que pode fluir por todo o circuito é 20mA e a resistência do resistor é 350 ohms é possível calcular a diferença de potencial no resistor.
Cálculo da queda de tensão
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
A fórmula pela qual podemos determinar o valor da queda de tensão proporcionada pelo resistor é expressa através da lei de Ohm: E = R x I. "E" é a diferença de tensão expressa em Volts que foi reduzida, "R" é o valor do resistor (em Ohms), I é a corrente que atravessa o resistor (em Ampères).
Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
Ao invés de usar resistores ou diodos, o melhor para o seu caso é usar um regulador de tensão LM317 junto com um resistor de 220 ohms e um potenciômetro linear de 5k. Dá um pouco mais de trabalho, mas você consegue exatamente o resultado que espera. Como R1 você pode usar um resistor de 220 ohms.
Uma saída é usar um regulador com um diodo zener, mas a maneira mais fácil e barata com certeza é usar um diodo retificador comum em série. O diodo vai diminuir a tensão em média 0.
Infelizmente, a melhor maneira de se reduzir altas tensões alternadas (110 V ou 220 V) ainda é o transformador. Outros métodos existem, mas nem sempre são aplicados. Eles são: a)Usar um resistor do mesmo valor da carga em série.
O uso de resistores é igualmente válido, no entanto o consumo de corrente precisa ser conhecido e suficientemente estável. Quando a corrente não é estável mas a sua faixa de variação máxima e mínima é conhecida então o uso de um regulador Zener é indicado. A associação de diodos nos livra dessas preocupações.
Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro. Espero ter ajudado! É muito simples no 110 temos uma fase e um neutro, para mudar para 220 é só trocar o fio neutro por fase.
Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.
Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.
Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.
Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100% de sua capacidade. Caso ligue uma lâmpada 110v em uma tensão de 220v a lâmpada, deve e pode queimar. Já que a lampada não suporta uma tensão maior que a da dua voltagem.
Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. ... Por esse motivo, aparelhos bivolt manuais sempre são entregues com a chave alternadora de tensão em 220 volts.
vc compra um transformador de 1000 wats que dá tranquilo , na questão de 110 0u 220 os transformadores no geral servem nas duas energias ex> se sua geladeira é 110 e a energia é 220 vc liga o transformador a posição 220 na tomada da parede e a geladeira será ligada no transformador obviamente na posição 110 ouuu se sua ...
O mais recomendado seria fazer uma ligação de 220V para 110V, seu transformador estaria a consumir energia mesmo com sua geladeira em stand by. Um transformador de 1kva ou 1000 va para uma geladeira duplex fros free..
Transformador conversor 110v 220v para geladeira freezer.
com um dimensionamento correto do transformador, não ha perigo nenhum, e um filtro de linha com fusivel de proteção limitando a carga melhor ainda. um transformador sómente varia a tensão na saida se houver variação na entrada, transformador 110 vca / 220 vca, ou vice versa.
Boa tare Wellington, depende se o transformador que tem possui potencia de gerar carga para os dois aparelhos pode ligar sim. Entretanto ao invés de colocar um T use um filtro de linha pois o ligar e desligar do motor da geladeira pode aquecer e derreter esse adaptador que geralmente são de baixíssima qualidade.
Qualquer transformador consome ligado na tomada, mesmo sem carga ligada nele, por isso ele esquenta, o consumo dele depende de sua potência, quanto maior mais consumo, mas se for de baixa potência(Ex. 350Watts) seu consumo é despresível, e ele não funciona como estabilizador em qualquer condição.
20 anos
Também precisamos saber a potência do transformador, então pegamos o valor VA do transformador, como referência, digamos que seja 250VA, o cálculo é simples: divide-se o valor VA por 1,4, no exemplo, o transformador suporta 178,57 watts.
Auto Transformador Automático Bivolt 500VA 350 Watts com tomada 10A
Basicamente, existem duas causas para a queima de um transformador: as externas e as internas. ... Mas as externas não podem ser atribuídas a quem conserta ou fabrica, mas sim às condições de uso às quais está submetido o transformador, como sobrecargas, raios, curtos-circuitos na rede, presença de umidade, etc.