Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
Coloque metade da jabuticaba num copo junto com o açúcar. Soque bem até soltar a cor. Coloque o gelo alternado com a jabuticaba restante e despeje a cachaça.
Combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras; Ajuda a controlar a diabetes, pois ela tem pouco carboidrato, o que ajuda a evitar o aumento da glicemia; Melhora a saúde da pele, por ser rica em vitamina C; Previne a anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B.
Você pode se beneficiar com a casca da jabuticaba incluindo-a em receitas saborosas como licor de jabuticaba ou geleia de jabuticaba — perfeito para servir com torradas — e deliciosas compotas, por exemplo.
O ideal é consumir a fruta fresquinha, mas ela pode ficar na geladeira por até três dias. Uma boa opção para aproveitar a jabuticaba nesta época do ano é fazer um suco. O primeiro passo é levar a fruta ao fogo, com um pouco de água até levantar fervura. É esse processo que vai dar a coloração escura da jabuticaba.
Como conservar Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja e guardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.