O custo médio de um isolamento acústico para o teto ou forro em uma área de 40 m² é de cerca de R$ 1.
A mais aconselhável é usar uma lã de vidro ou de rocha. Uma manta feita de fibras que funciona muito bem como isolante térmico e acústico. O processo é simples, a manta fica entre a parede e um acabamento é feito com gesso, para que a parede volte para o aspecto normal.
Sobre a questão específica do barulho, a construção de uma nova parede em drywall com isolante acústico (lã de rocha ou espuma acústica, por exemplo), resolve na maioria dos casos. Além disso, a presença de cortinas, tapetes, forros em gesso e mobiliário ajuda a minimizar a questão.
Como melhorar o isolamento acústico da casa?
Descubra como isolar o barulho da rua
Para minimizar o desconforto dos moradores dos apartamentos mais próximos a essas fontes de ruído, a principal saída é isolar os ambientes onde o barulho acontece. Salões e academias podem, por exemplo, dispor de forros acústicos (de fibra mineral, lã de vidro ou espuma) que ajudam a absorver as ondas sonoras.
Instalar janelas acústicas Para os imóveis próximos a ruas movimentadas, reduzir ruídos em apartamentos requer o uso de esquadrias acústicas. Contendo vidros mais espessos – duplos ou triplos- e caixilhos mais robustos, essa opção de janela pode diminuir a entrada de ruídos externos.
Assim, o ruído aéreo é resolvido com uma paredes de Dry Wall dupla com Lã de rocha ou vidro e com borrachas nas paredes para segurar qualquer vibração e aumentar o isolamento.
Manta acústica para piso Em imóveis antigos, deve-se utilizar cola PU para fixação da manta na laje e, posteriormente, aplicar uma fina camada de argamassa do tipo ACIII. Com isso, a superfície está pronta para ser coberta com qualquer tipo de piso.
Pisos Flutuantes Lajes muito espessas, costumam ser onerosas se tornando inviáveis economicamente e até estruturalmente. Por isso podemos lançar mão de outros artifícios que gerem o isolamento acústico desejado. Basicamente, o método implica em colocar uma base elástica sob um contrapiso para amortecer os impactos.
O profissional explica que, para amenizar sons produzidos pelo vizinho de cima, o morador pode utilizar um forro com manta acústica (lã de rocha ou lã de vidro) no entreforro (entre o teto e o forro criado). Deve-se ter cuidado com as pontes acústicas, tais como as luminárias, estarão inseridas.
piso vinílico