se denomina Globo de Segurança de Pinard, que será sucedido pela trombose local dos vasos. O útero atinge a cicatriz umbilical nas primeiras 24 horas após o parto, regredindo posteriormente cerca de 1 cm ao dia, embora de forma irregular. O mecanismo de involução se mantém por cerca de cinco a seis semanas.
O globo de segurança de Pinard é um coágulo de sangue que se forma no útero logo após o parto para ajudar a cicatrizar as pequenas feridas dos vasos sanguíneos que irrigavam a placenta, servindo de tampão a uma eventual hemorragia no ponto onde a placenta estava inserida.
AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM Verificar a firmeza do fundo do útero (globo de segurança de Pinard). Avaliar pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória. Estimular o aleitamento materno precoce na primeira meia hora de vida quando o recém-nascido estiver em boas condições.
As fases do trabalho de parto normal ocorrem de forma seguida e, incluem, de forma geral, a dilatação do colo do útero, período expulsivo e a saída da placenta.
O tempo de duração do trabalho de parto é bastante variável, mas geralmente é de 12 a 24 horas. Se considerarmos a fase dos pródromos do trabalho de parto (aquela aonde as contrações estão bem no começo), a duração pode ser até de alguns dias.
Quais os Graus da Placenta? Os graus da placenta podem ser grau 1, grau 2 grau 3 e 0. O que determina esses graus é a maturidade que a placenta está, ou seja quanto maior o número mais “envelhecida” ela está.
Grau de placenta significa grau de amadurecimento. Grau III significa que a placenta atingiu o nível máximo de amadurecimento. Não precisa fazer cesárea por isso, apenas quando há indicação apropriada.
O grau da placenta, que geralmente é avaliado nas ultrassonografias ao longo da gravidez, é uma forma de medir o amadurecimento do órgão: Grau 0: é a placenta no início da gestação. Nessa fase, ela tem aparência homogênea, sem sinais de calcificação. Grau I: comum no terceiro trimestre da gravidez.
Como é detetado o grau da placenta. O médico obstetra pode identificar o grau de maturidade da placenta, através da observação das calcificações presentes durante um exame de ultrassom.
Grau I – placenta heterogênea, apresenta pontos brancos (ecogênicos) dispersos pela placenta. Grau II – placenta heterogênea, apresenta agrupamentos de calcificações que formam imagens que parecem uma vírgula.
Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.
A origem da dor está em diferentes locais. Na fase da dilatação, ela acontece durante as contrações. Origina-se no útero e no colo do útero e é produzida pela distensão dos receptores de dor desses locais. Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas.