Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...
Cite ainda uma de suas desvantagens. O revenimento tem por característica aquecer o aço até uma temperatura abaixo daquela de austenitização, mantendo o aço nesta temperatura por um tempo suficiente para equalização de temperatura e obtenção das propriedades desejadas.
Os tratamentos térmicos são processos metalúrgicos que objetivam melhorar as propriedades metalmecânicas de peças, elevar sua resistência, vida útil e durabilidade quando em uso.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
O objetivo principal da têmpera por indução e por chama é aumentar a resistência ao desgaste e a resistência à fadiga do componente. A têmpera superficial é tão mais vantajosa quanto menor a área a ser temperada proporcionalmente a área total do componente.
O que é têmpera por indução? A têmpera por indução utiliza calor induzido e resfriamento rápido (resfriamento brusco) para aumentar a dureza e a durabilidade do aço. A indução é um processo sem contato que produz rapidamente calor intenso, localizado e controlável.