Bem, para somar uma fração com número inteiro é fácil, vou te explicar: EX: Neste caso devemos prosseguir da seguinte fórmula: 1°- fazer o MMC (mínimo múltiplo comum) entre 8 e 1, colocar o resultado em baixo e trabalhar com as duas frações (a original e a que você está montando);
Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores.
Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos. Veja esse tipo de soma: 1/4+ 3/8 + 5/10 = ?
Para resolver certos problemas mais facilmente, você talvez precise transformar o número misto em uma fração imprópria (indicando que o número superior será maior que o número inferior). Para isso, basta multiplicar o valor inteiro pelo denominador e somar o resultado ao numerador.
Problemas com fração
Toda fração que for considerada própria deverá ser menor que um inteiro, ou seja, seu numerador é menor que seu denominador. Considerando o inteiro dividido em 8 parte iguais .
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
Em uma expressão numérica, sempre resolva primeiro as potências e raízes antes de qualquer outra operação matemática. A única exceção é para o caso em que aparecem colchetes, chaves ou parênteses. Vale ressaltar que, entre potências e raízes, não há prioridade.