A palavra rainha não é acentuada. A quebra do ditongo nem sempre se faz através do acento gráfico: essa quebra pode dar-se naturalmente na palavra, por força das letras que se encontram junto a um potencial ditongo, fazendo com que os seus elementos passem a fazer parte de sílabas diferentes.
Esta é a regra do hiato, mas há uma extensão dela, que é o hiato formado de ditongo e vogal. É por isso que acentuamos as palavras “Piauí“, “teiú“, “tuiuiú“.
O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
Ba-la-ús-tre é acentuada, pois acentua-se o 'i' ou 'u' quando forem tônicos e estiverem formando hiato com a última vogal da sílaba anterior, no caso, a letra 'a'.
Se o i for seguido de nh, não haverá acento − moinho, tainha, campainha, redemoinho. Em baiuca ocorrem dois ditontos. Regra: Ditongos: Perdem o acento gráfico o i ou u tônicos/tônicos precedidos de ditongo em paroxítonas − baiuca, feiura...
Coreia NÃO mais leva acento em E. Conforme resolvido pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 que vigora no Brasil desde 2009, os ditongos abertos EU, EI e OI em palavras paroxítonas não mais recebem acento agudo. ... Por outro lado, os ditongos abertos permanecem acentuados nas palavras oxítonas.
As palavras heroína e heroísmo são também escritas com acento agudo porque em heroína e heroísmo não há um ditongo e sim um hiato, visto as duas vogais não permanecerem na mesma sílaba na divisão silábica.
Táxi tem acento porque é uma palavra paroxítona terminada em “i” e o Acordo Ortográfico não mudou a regra.
Por que câncer tem acento? Pela mesma razão que revólver, cadáver, caráter, Tânger. São paroxítonas terminadas em er.
A palavra “proteínas” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo.
Também cabe salientar que, nesta regra, se a vogal for seguida de Z, R, M ou NH, não haverá acento. ... Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural).
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
Resposta. Porque o I, segunda vogal de hiato, não recebe acento se a sílaba imediatamente posterior começar com o dígrafo nh.
Segundo as regras de acentuação da Língua Portuguesa, não haverá acentuação gráfica quando a vogal i ou u for acompanhada de outra letra que não seja s, como em ruim, juiz, contribuiu, contribuinte, distribuiu, atraiu, raiz. Por isso, a palavra ruim não leva acento.
A forma correta de pronunciar esta palavra é ruIM, com acentuação tônica na sílaba im ("ruím"). O adjetivo ruim deverá ser escrito sem acentuação gráfica, com m no final: Achei o filme muito ruim.
Quando a segunda vogal do hiato é "i" ou "u" (tônicos), coloca-se acento agudo, desde que esse "i" e esse "u" estejam sozinhos ou acompanhados de "s". É por isso que se põe acento em "raízes" ("ra-í-zes"), mas não se põe em "raiz" ("ra-iz" - o "i" é acompanhado de "z" na sílaba).
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. ... Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico.
Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. ... As palavras amizade e corpo são paroxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na penúltima sílaba da palavra.
Exemplos de palavras paroxítonas
Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: estudo (es-TU-do); açúcar (a-ÇÚ-car); roupa (ROU-pa).
Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Oxítonas - palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: me-trô, su-flê, su-por. Paroxítonas - palavras cuja penúltima sílaba é tônica. ... Proparoxítonas - palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica.
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. ... As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.