No dicionário a definição é: adjetivo que qualifica algo ou alguém que procura enganar, induzindo ao erro. A Pergunta capciosa é uma pergunta ambivalente com o intuito de levar ao erro ou/e obter respostas de maneira indireta a uma questão que não é feita diretamente.
Uma pergunta capciosa faz uma suposição sobre o respondente que o força a dar uma resposta sobre algo com o qual ele não concorda ou não conhece.
adjetivo Que se utiliza de ardis, de esperteza, de manha para conseguir o que pretende. Que é sagaz, astucioso, manhoso, enganador, velhaco, espertalhão: inimigo ardiloso. Etimologia (origem da palavra ardiloso).
Uma pessoa ardilosa engana, descobre seus gostos, preferências e te manipula para conseguir uma informação ou favor. O que pode parecer um dado qualquer para nós, para um espertalhão é uma mina de ouro. Por isso, deve-se cuidar com o que fala e para quem fala./span>
adjetivo Sem coesão; falta de conexão entre uma coisa e outra, entre fatos e ações. Desarmônico; que não está bem ordenado. Irracional; desprovido de lógica, nexo; que é contraditório. Diz-se da pessoa que se comporta de modo ilógico ou irracional.
A incoerência aparece quando esses sentidos não combinam, ou quando são contraditórios. 3.
Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade. ... O oposto do comportamento coerente é o incoerente, aquele que é marcado pelas incertezas, indecisões, falta de lógica ou que não é sincero ou autêntico.
Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.).
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Significado de Coerência substantivo feminino Ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico. Característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo.
INCOERÊNCIA NARRATIVA • INCOERÊNCIA NARRATIVA é a que ocorre quando não se respeitam as implicações lógicas existentes entre as partes da narrativa.
São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação. Você já deve saber que alguns elementos são indispensáveis para a construção de um bom texto.
Os fatores da coerência textual incluem o conhecimento de mundo e partilhado dos usuários da língua, as inferências, focalização, consistência, relevância, situacionalidade, informatividade, intencionalidade, intertextualidade e outros.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.
Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
Assim, a coerência pragmática consiste num trabalho dos interlocutores sobre as possibilidades de interpretação do texto numa dada situação. A coerência pragmática também está relacionada a sequências de atos de fala, do tipo pergunta/resposta, pedido/atendimento ou pedido/recusa, por exemplo.
Resposta: Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.
Olá Carvalho! A coesão é a ligação entre os princípios no texto, que são as palavras, orações, períodos, parágrafos. ... A coerência é os atributos do texto que concede a construção do sentido a partir dele, determinando ligação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência.
São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa.
A coerência decorre da unidade de significado de um texto. Um texto coerente é aquele que não apresenta contradição. ... b) A coerência externa se revela pela compatibilidade dos conteúdos do texto com a realidade exterior em seus múltiplos aspectos (como o social, o cultural, o histórico ou o científico).
A coerência de um grupo social envolve os mesmos princípios que a coerência global, mas, neste contexto, ela se refere ao alinhamento harmonioso de uma rede de relacionamentos entre os indivíduos que compartilham os mesmos interesses e objetivos, em vez dos sistemas do corpo humano.