A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
A incidência de raios solares em toda a planta contribui para a diminuição da ocorrência de doenças. Também ajuda na limpeza da laranjeira o uso de calda à base de cobre.
Sabões inseticidas ou detergente de cozinha (1 colher de sopa para 5 litros de água) podem ser pulverizados sobre plantas afetadas. Depois de deixar a solução de sabão assentar nas plantas, ela pode ser enxaguada, removendo junto o fungo.
A receita para uso do leite no combate do oídio é bem simples: basta preparar uma solução de 5% de leite de vaca cru e 95% de água e pulverizá-la sobre a plantação. Os estudos que chegaram a essa mistura foram feitos pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Wagner Bettiol, que participa do programa.
Durante o verão, por causa do calor, as plantas costumam perder água mais rapidamente. Por isso, borrifar água diretamente nas folhas pode ajudá-las a resistir melhor à mudança de temperatura. Só não esqueça que isso deve ser feito quando o sol não estiver muito forte – ou seja, pela manhã ou no fim da tarde.
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural. O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.