Requer uma aliança terapêutica segura: cordialidade, empatia, atenção, respeito genuíno e competência. A aliança entre o paciente/cliente e o psicólogo (terapeuta) se dá de forma colaborativa. A abordagem enfatiza a colaboração e participação ativa, ou seja, há um trabalho em equipe: Terapeuta + Paciente.
O que é: Ligada ao behaviorismo, a terapia monitora e modifica as relações com o ambiente. Trabalha com reforços positivos para mudar os comportamentos que atrapalham a vida. Para quem é indicada: Funciona bem para quem tem ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.
Principais técnicas. Em linhas gerais, são três as abordagens teóricas que norteiam a terapia de casal: sistêmica, cognitivo-comportamental e psicanalítica. A sistêmica se preocupa mais com o relacionamento, entendido como um “sistema”, do que com as questões individuais do casal.
O preço da terapia de casal pode variar em função do tempo e da periodicidade das sessões. O valor médio de uma sessão varia de 172 reais a 400 reais*.
Dinâmicas, exercícios e jogos para terapia de casal
É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.