Will Barcellos
Foram vários os artistas da Arte Moderna. Entre eles estavam Anita Malfatti, Ismael Nery, Milton Dacosta, Di Cavalcanti e Lasar Segal.
Principais Artistas do Modernismo
Os grandes pintores brasileiros da Semana da Arte Moderna em 1922
Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Graça Aranha (1868-1931), Tarsila do Amaral (1886-1973), Victor Brecheret (1894-1955), Plínio Salgado (1895-1975), Anita Malfatti (1889-1964), Menotti Del Picchia (1892-1988), Ronald de Carvalho (1893-1935), Guilherme de Almeida (1890-1969), Sérgio Milliet ( ...
Milton Dacosta,A pintura desse artista, evoluída aos poucos, atingiu grandes patamares. Primeiramente se identificou com o Impressionismo, indo sequencialmente para o Expressionismo, Cubismo, Concretismo, e voltando para o Cubismo novamente, por opção definitiva.
A Semana de Arte Moderna foi influenciada pelas tendências do Modernismo europeu e tinha como proposta renovar as artes a partir da perspectiva nacional. Alguns dos principais representantes e articuladores do evento foram: Mário de Andrade que, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti.
Houve desenvolvimento de diversas áreas culturais, como pintura, escultura, poesia, literatura e música. O resultado foi que a mobilização de tantos artistas representou o marco do Modernismo no Brasil. Houve uma verdadeira revolução na cultura nacional, já que o jeito de se fazer arte restou profundamente modificado.
Após a Semana de Arte Moderna, considerada um dos marcos mais importantes na história cultural do Brasil, foram criadas inúmeras revistas, movimentos e manifestos. A partir disso, diversos grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse novo modelo. Destacam-se: Revista Klaxon (1922)
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Também conhecida como Semana 22, o principal motivo era renovar e transformar o contexto artístico brasileiro, tanto na arte como na literatura. ...
Semana da Arte Moderna de 1922
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas.
O movimento antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil. Por conta disso, ele é considerado uma das vanguardas desse período. A ideia do movimento surgiu a partir de observações feitas por Oswald Andrade.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Fragmentação.
Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros.
Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna.
Os modernistas visavam uma arte com as características e identidade do povo brasileiro, trazendo suas cores, culturas e traços, retratando as festas, os sofrimentos, as brincadeiras.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.