A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra. O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
Escultura Românica Da mesma forma que na pintura românica, as esculturas românicas eram produzidas para adornar os locais sagrados. Por isso, a grande temática girava em torno da religiosidade, visto que nesse período o teocentrismo (Deus como centro do mundo) foi uma forte característica.
Predominante entre os séculos V e IX, o estilo românico prevaleceu na Alta Idade Média e recebeu esse nome porque estava associado à cultura romana. A arquitetura românica possuía construções feitas em pedras e tijolos, e o teto feito em madeira.
As principais características da arquitetura gótica são:
Alguns dos principais exemplos dessas construções são a Basílica de Saint-Sernin de Toulouse, na França, a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, a Basílica e Colina de Vézelay, na França, e a Catedral de Saint Gatien, também na França.
O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.
Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas. Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais.
Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural....
Elas eram feitas em tamanho natural, pintadas com policromia e liberadas de pedra. De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas.
A PRINCIPAIS RELEVO NA ESCULTURA ROMANA:Foi visto anteriormente, em Monumentos Triunfais, que os relevos escultóricos desempenharam papel fundamental na concepção dos arcos triunfais e colunas triunfais, como a Coluna de Trajano. ... Tem uma função simbólica de Vitória, similar aos arcos triunfais.
Os romanos preocuparam-se com o caráter funcional e prático de sua arquitetura. ... Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam-se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado.