EQST

Qual A Expresso Da Lei Da Velocidade Da Reaço?

Qual é a expressão da lei da velocidade da reação?

O que é lei da velocidade? ... A lei da velocidade é enunciada ou representada por uma expressão matemática que obtém o produto das concentrações em mol/L dos reagentes, elevadas aos seus respectivos coeficientes (a, b) estequiométricos (valores do balanceamento) com uma constante (k).

O que diz a lei da cinética química?

A lei da velocidade diz que a taxa de desenvolvimento das reações é diretamente proporcional ao produto da constante da reação pelas concentrações dos reagentes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como calcular a constante da Lei da velocidade?

Para determinar a constante de velocidade, é necessário formular a expressão da velocidade. Para isso, temos que descobrir a ordem de cada um dos participantes reagentes da equação. Relacionando a concentração com a velocidade, temos que a relação entre elas é igual a 2; logo, a ordem para o participante A é 2.

O que é reação elementar e como é sua lei de velocidade?

Em química, uma reação elementar é aquela que se produz em uma só etapa (ou "passo"). A expressão da velocidade para uma reação elementar bimolecular é algumas vezes referida como relacionada a lei da ação das massas conforme proposta por Guldberg e Waage em 1864. ...

Como saber se a reação é lenta?

No caso de reações não elementares, a etapa lenta será a etapa determinante da ordem da reação....Essa reação é de:

  1. 1ª ordem em relação a H2;
  2. 2ª ordem em relação a NO;
  3. 3ª ordem em relação à reação global (soma dos expoentes: 1+2 = 3).

Como saber se a reação é de primeira ou segunda ordem?

Uma reação é de ordem zero em um reagente se a variação da concentração daquele reagente não produz nenhum efeito. Uma reação é de primeira ordem se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade dobrar. Uma reação é de ordem n se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade aumentar de 2n.

O que é ordem de uma reação?

A ordem da reação em relação a um reagente indica a dependência que existe entre a concentração desse reagente e a velocidade da reação global. A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.

Como descobrir a ordem de reação?

- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.

Qual a ordem da reação em relação ao gás nitrogênio?

Resposta: ordem da reação em relação ao é o expoente ao qual a concentração de está elevada na fórmula. Como [ ] tem um expoente “1” implícito ali, a ordem em relação ao gás nitrogênio é 1: de primeira ordem!

Qual é o caminho sequencial de uma reação química?

Na reação sequencial os substratos necessitam se combinar com a enzima antes do início da reação e posteriormente há a liberação dos produtos. O mecanismo das reações sequenciais pode ser ordenado ou aleatório.

O que é cinética de saturação?

Isso é frequentemente denominado de cinética de ordem zero ou cinética de saturação Nestes casos, o fármaco é removido a uma taxa constante, que é independente da concentração plasmática devido a seu metabolismo por enzimas depender de um substrato limitado.

Qual é o objetivo da cinética química?

Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.

O que é cinética de eliminação?

É quando a velocidade de desaparecimento de um fármaco é exponencial. Uma fração constante é eliminada por uma unidade de tempo, ou seja, 50% são sempre eliminados. Este tipo de eliminação depende da concentração plasmática, pois com o aumento da administração do medicamento, mais fármaco será eliminado.

O que é eliminação pré sistêmica?

Metabolismo de primeira passagem (ou eliminação pré-sistêmica) é o fenômeno que resulta no metabolismo do fármaco antes dele atingir a circulação sistêmica. Dependendo da via de administração, os fármacos podem estar sujeitos à este processo (como pela via oral).

O que é bioequivalente?

Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais.

Qual é a principal via de eliminação dos fármacos?

Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.

Como ocorre o processo de eliminação dos fármacos?

A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal.

Quais são as vias de excreção de fármacos?

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

Qual a importância da metabolização para o processo de eliminação dos fármacos?

O metabolismo desempenha, assim, um importante papel na eliminação de fármacos, e impede que estes compostos permaneçam por tempo indefinido no nosso organismo11. ... Em relação ao fármaco de origem, os metabólitos ativos podem agir por mecanismos de ação similares ou diferentes, ou até mesmo por antagonismo.

Como os indutores enzimáticos interferem no metabolismo de fármacos?

Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.

Onde e como ocorre a metabolização dos fármacos?

Em determinada célula, a maior parte da atividade metabólica dos fármacos é encontrada no retículo endoplasmático liso no citosol, embora essa metabolização possa ocorrer na mitocôndria, no invólucro nuclear e na membrana plasmática. ... Estas reações estão fortemente associadas a inativação dos fármacos ativos.

O que é a biodisponibilidade de um nutriente?

O termo biodisponibilidade refere-se à proporção de um nutriente consumido que é absorvida, ficando disponível para a utilização pelo organismo.

Qual a importância da biotransformação dos fármacos?

Com a indução enzimática, acelera-se a biotransformação, acarretando redução em intensidade e duração da resposta farmacológica. A duração do efeito terapêutico pode exceder a meia-vida de fármacos que gera metabólitos ativos.