Um dos principais conceitos elaborados por Max Weber para analisar as relações de mando e obediência na sociedade é o de "dominação". Quais os três tipos de dominação de uma ordem legítima definidos pelo autor? Moderna, patrimonialista e demagoga. Racional legal, tradicional e carismática.
Dominação seria, nas palavras de Weber, “a probabilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas”|2|. Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.
Parecem, mas não são: · Legal: que está previsto em lei. · Legítimo: que emana da vontade popular, baseando-se no direito, na razão e na justiça. · Lícito: que não é proibido por lei; não é objeto de lei.
1 “Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Dominação [autoridade] é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis”.
PODER X AUTORIDADE. ... Quando somos forçados a fazer algo em função da força ou posição que alguém ocupa, estamos submetidos ao poder. Quando fazemos algo movido pelo exemplo, pela influência pessoal, pelo caráter, estamos submetidos à autoridade. O poder corrói relacionamentos, a autoridade constrói relacionamentos.
Como Melhorar sua Autoridade em 10 Passos Simples
8 maneiras de aumentar o seu poder de persuasão
O objetivo do poder é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; é realizar enfim o bem público. O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há autoridade religiosa, familiar, econômico etc.
A organização política de poder, é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, ou seja, para ser mais exato, sem a promoção dos direitos e deveres que o cidadão deve cumprir,ou sem um regimento que estabelece seu papel no que tange o convívio social, a nação não se desenvolverá de maneira correta.
O Estado exerce papéis importantes na determinação daquilo que será destinado à sociedade, desde projetos governamentais até a implementação de políticas públicas. Logo, participar desse processo é indispensável para o funcionamento da democracia e para que a todos seja assegurada a dignidade como direito essencial.