Materiais necessários:Bandeja de curativo; Solução fisiológica 0.
III – CURATIVO CONTAMINADO Estas normas são para feridas infectadas e feridas abertas ou com perda de substância, com ou sem infecção. Por estarem abertas, estas lesões são altamente susceptíveis à contaminação exógena. a) O curativo deve ser oclusivo e mantido limpo e seco.
Usar micropore 3M sobre a cicatriz com troca a cada 7 dias por 45 dias. Em caso de alergia, substitua por gaze com Dersani com troca diária. Após os 45 dias, deixar as cicatrizes expostas e aplicar cicatricure gel 2 vezes ao dia por 4 meses. Os pontos do umbigo serão retirados em até 14 dias.
O banho pode ser tomado normalmente desde que os pontos fiquem protegidos com o curativo. Após o banho, a atadura deve ser retirada, ser limpa com a ajuda de gaze e álcool 70% e seca com gaze limpa.
Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Cuide para não piorar a ferida Evite passar água oxigenada, álcool e iodo para limpar cortes e feridas, pois esses produtos podem irritar e aumentar a inflamação da ferida. Também não é recomendado assoprar, passar algodão ou colar fita adesiva no machucado para tentar “recuperar mais rápido”.