A palavra seita significa, em sua origem, seguidor. Já a palavra religião denomina um grupo que busca um elo com uma divindade para uma explicação sobrenatural do mundo.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
Exatamente por escrever narrativas caracterizadas pela simplicidade na linguagem e apropriação do coloquial, Lima Barreto distancia-se do parnasianismo.
Estão, entre as características da obra de Lima Barreto, exceto: a) Preocupação com o preconceito racial e a discriminação social do negro e do mulato, elementos presentes nos livros Clara dos Anjos e Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá.
Principais obras de Lima Barreto
Literatura. Lima Barreto foi um importante representante do período pré-modernista e autor de grandes obras, entre elas, Triste fim de Policarpo Quaresma. ... Pois bem, contextualizando tal obra, ora pertencente a Lima Barreto, torna-se necessário contextualizarmos também o período a que o autor pertenceu, o Pré-modernismo ...
Lima Barreto trouxe ao pré-modernismo importantes narrativas críticas. ... No entanto, mesmo no manicômio, seu espírito crítico e atento às injustiças sociais não ficou alheio à discriminação sofrida pela população negra ali encarcerada.
1 de novembro de 1922
A voz crítica de Lima Barreto ainda ecoa na nossa República, diz pesquisador. ... Negro e de origem pobre, Lima Barreto produzia crônicas de costumes do Rio de Janeiro e em suas obras tratava sobre o preconceito racial e as injustiças sociais do Brasil. Uma literatura “subversiva e militante”, segundo o pesquisador.
41 anos (1881–1922)