Imunização orgânica rápida adquirida por injeção prévia e repetida de pequenas doses de um veneno, o que vai impedir a ação das doses tóxicas desse veneno.
O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo.
Tolerância é a diminuição da resposta a um fármaco usado repetidamente. Resistência é o desenvolvimento da capacidade de resistir aos efeitos anteriormente destrutivos de um fármaco por microrganismos ou células tumorais. Os exemplos de fármacos que resultam em tolerância englobam o álcool e os opioides.
A maioria dos fármacos atravessam as membranas por difusão passiva, desde que este esteja no seu estado não ionizado (não carregado eletricamente). A velocidade deste fenômeno é dependente do coeficiente de partição lipídio-água, mais do que da lipossolubilidade do fármaco.
Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos. Já o transporte mediado por proteínas carreadoras é utilizado por fármacos grandes e polares (hidrofílicos).