A fim de avaliar criticamente sua posição evitando as flutuações no uso de „percepção‟ (Wahrnehmung) por Kant, introduzo a noção de percepção objetiva: atenção através dos sentidos a objetos como tais, sem o reconhecimento destes sob conceitos empíricos.
A percepção de esforço (PE) é definida por Robertson e Noble(1) como sendo a intensidade subjetiva de esforço, tensão, desconforto e/ou fadiga que são experimentados durante os exercícios físicos aeróbicos e de força.
A escala de percepção de esforço de Borg (EPE) é uma ferramenta de monitoração da intensidade de esforço físico relacionada às variáveis fisiológicas. ... Os dados coletados foram a percepção do esforço pela EPE e a frequência cardíaca (FC) monitorada ao final de cada estágio do teste de esforço.
A Percepção Subjetiva de Esforço A PSE é uma metodologia criada por Carl Foster cuja função é manter o monitoramento do treino dos indivíduos que estão praticando exercícios físicos. Trata-se de uma estratégia que foi bem recepcionada pela medicina esportiva e pela comunidade científica.
Descrição: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
§ 1º São diretrizes para a implementação do PSE: I - descentralização e respeito à autonomia federativa; II - integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde; III - territorialidade; IV - interdisciplinaridade e intersetorialidade; V - integralidade; VI - cuidado ao longo do tempo; VII - controle ...
O método da PSE da sessão foi mensurado para cada atleta durante o período do estudo. O cálculo consiste na multiplicação da duração da sessão do treinamento, em minutos, pelo valor da intensidade do treino, indicada pela PSE através da escala adaptada por Foster et al. 9,10.
A PSE consiste em um questionário simples, sendo que o atleta deve responder a pergunta “como foi sua sessão de treino” em um período de até 30 minutos após o esforço, com o atleta respondendo de acordo com a tabela CR-10 de Borg.
Para calcular 1 RMaplique uma regra de três simples; 15 Kg ——– 75% 1 RM ——– 100% Então: 1 RM = (100 x 15) ÷ 75 1 RM = 1500 ÷ 75 1 RM = 20 Kg Assim se você faz o máximo de 10 repetições com um peso de 15 quilos, a sua 1RM equivale a 20 quilos.
Uma forma simples de acessar a monotonia das sessões é o cálculo da média das cargas de treinamento das sessões de um determinado período (por exemplo, uma semana) dividido pelo seu desvio padrão (FOSTER, 1998).
Carga interna é geralmente calculada através das medidas indiretas, como por exemplo a frequência cardíaca e a concentração de lactato, além também das medidas subjetivas como por exemplo o esforço percebido (e.g. avaliação do esforço percebido).
Carga interna é a carga de estresse fisiológico e psicológico imposta ao organismo do atleta por uma relativa carga externa realizada. Dois atletas podem conseguir ter a mesma carga interna e a mesma adaptação ao treinamento por meio de cargas externas diferentes.
Corresponde à carga do próton em relação à carga do elétron (iguais, porém de sinais contrários).
O método de controle de carga em uma equipe pode ser divido em três eixos: Monitoramento, Quantificação e Regulação.
Carga de treinamento é o resultado da relação da quantidade de trabalho (volume) com seu aspecto qualitativo (intensidade) (Manso 1996). No mesmo óculo, De La Rosa e Farto (2007), afirmam que carga de treinamento é a relação inversa entre o potencial de treinamento e condição física do atleta.
CARGA INTERNA DE TREINAMENTO: A CONGRUÊNCIA DAS RESPOSTAS DE ATLETAS E TÉCNICOS ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DA SESSÃO. ... Nesse sentido, a percepção subjetiva de esforço da sessão (PSE-sessão) é uma ferramenta prática para monitorar cargas internas de treinamento.
QUESTÃO 3 Quais os principais fatores devem ser levados em consideração quando utilizamos a FC como variável para avaliação e monitoramento da carga de treinamento? Resposta: Medida da frequência cardíaca máxima, Temperatura e ambiente, Aspectos Psicológicos e Velocidade de resposta.
O conceito básico de treinamento esportivo é entendido como sendo o processo de adaptação a estímulos externos, racionalmente organizados para alcançar um objetivo concretamente definido e, geralmente, esse objetivo está relacionado com o aumento do rendimento.
Dentre seus objetivos, visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades físicas como a resistência, a força, a velocidade, flexibilidade e as habilidades básicas, que são os pré-requisitos pertencentes às várias modalidades esportivas que compõe o cenário esportivo nacional, dentre elas o Atletismo.
3 grandes benefícios da atividade física e do treinamento esportivo
O que é o treinamento desportivo? O treinamento desportivo é o conjunto de atividades físicas realizadas por um longo período de tempo, de forma progressiva, que tem como função desenvolver as capacidades humanas, fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
Visando proporcionar um condicionamento da aptidão do individuo que permita-o alcançar "performances máximas" em etapas mais avançadas do treinamento; na fase básica trabalha-se com maior volume e menor intensidade, visando desenvolver a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada, a resistência da força ...
0.
Para tratarmos o overtraining da maneira mais eficiente, é necessária uma redução da carga de treinos (volume e intensidade) ou em casos mais graves, será mesmo necessária a interrupção da atividade física, sejam treinos ou competições.
Overtraining (na corrida) — sinais de alerta: