A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga.
Tem como principal nome o cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, considerado uma das grandes figuras da música popular brasileira. Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, no estado do Pernambuco.
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. ...
Um prato de origem árabe com sabor nordestino O nome pode ser estranho mas, a receita é típica nordestina. De origem árabe, o rubacão e´uma mistura de arroz, feijão, toucinho, linguiça e queijo, um prato apreciado no sertão paraibano e também no Ceará, onde e´conhecido como Baião-de-Dois.
No Brasil, o início da produção do charque foi no Nordeste, cuja ocupação do seu interior no fim do século XVII, depois da Guerra dos Bárbaros, se intensificou com a implantação das estâncias de gado. O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne.
Típico da Paraíba, o rubacão lembra o processo do clássico baião-de-dois. ... E com o rubacão, não é diferente. O rubacão lembra, em alguns momentos, o processo do famoso baião-de-dois. A principal diferença, além de alguns dos ingredientes, está no preparo e na característica mais primitiva da receita.
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai e vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
O 'Baião de Dois' é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. É um preparado de arroz e feijão, usado prefencialmente o feijão de corda. O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento. ...
Significado de Multicolor adjetivo Que é composto de muitas cores; policromo. (Sin.: multicor.).
substantivo masculino [Brasil] Dança masculina originada no sertão pernambucano e executada em círculo, em fila indiana, avançando-se o pé direito em movimentos laterais e puxando-se o esquerdo, deslizando-o. Etimologia (origem da palavra xaxado). Onom xa-xa-xá + ado.
Seu nome é atribuído ao som onomatopaico que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança, soando "xa-xa-xa". Há também a versão de que o nome xaxado seja derivado da palavra "xaxar", uma corruptela de sachar (cavar a terra com o sacho, capinar).
A Dança
O ritmo Xaxado é uma variante do baião e foi difundido no alto Sertão de Pernambuco pelos cangaceiros, como uma dança de guerra e entretenimento, principalmente pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920.
Resposta. Resposta: O xaxado é considerado uma dança extremamente rica em sua cultura folclórica, entretanto, ainda há muitas controvérsias sobre sua origem específica. Acredita-se que o mesmo tenha recebido influências europeias, indígenas e negras, nascendo em meio ao cangaço nordestino.
A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.
O "Lundu" é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Côrte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado.
Os principais instrumentos da música de xaxado são estes:
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Com suas cores vibrantes e passos em ritmo acelerado, o Frevo é contagiante e durante o Carnaval, como o próprio nome sugere, a dança 'ferve' nas ruas e arrasta milhares de foliões por onde passa. ...
o "Rufado" - simples dança, sem batidas dos pés no chão e das mãos; o "Valsada" - sem batidas dos pés e das mãos; o "Rufando" - onde os passos são valsados às batidas ritmadas das palmas e do sapateado.