Como é feita a APR? A APR sempre deverá ser feita com a participação dos colaboradores da empresa diretamente envolvidos na atividade a ser realizada e dos profissionais de segurança do trabalho da empresa, buscando o número máximo de informações possíveis sobre a atividade a ser desempenhada e seus riscos.
Tanto o Engenheiro quanto o Técnico de Segurança do Trabalho estão aptos para elaborar a APR, no entanto outros responsáveis da empresa (como gerentes e funcionários) podem elaborar a análise preliminar de riscos.
Avalie os riscos Assim que a identificação for feita, o responsável deve avaliar e identificar as deficiências de cada setor e maquinário, além dos riscos a que os trabalhadores estão expostos, de modo a buscar por soluções e medidas eficazes de prevenção.
Permissão de Trabalho (PT) O documento deve ser preenchido pela área responsável ou prestador de serviço para a realização de serviços como: ... Trabalho em altura; Locais com gases ou explosivos; Escavações.
Como a PET para Espaços Confinados é Emitida Conforme consta na NR 33, a PET deve ser emitida pelo supervisor ou empresa contratante antes de se iniciar as atividades. O documento deve ser entregue em três vias assinadas e datadas, contendo especificidades de acordo com o trabalho executado e tipo de espaço.
Permissão de Entrada e Trabalho: como preencher corretamente a PET. A Permissão de Entrada e Trabalho (PET) é um documento escrito obrigatório para execução de trabalho em áreas de risco controladas. ... Por isso, o trabalho só poderá ser iniciado após a aprovação da PET por todos os setores envolvidos no trabalho.
A sigla PET significa Permissão de Entrada e Trabalho, trata-se de um documento referente às medidas administrativas a serem adotadas no trabalho em espaço confinado, de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho, assim como a segurança e saúde dos trabalhadores e de terceiros.
Inclua os dados
Como fazer uma APR para trabalho em altura? Confira aqui!
A Permissão de Trabalho deve conter:
A PT não tem norma própria, porém aparece em algumas NRs (Normas Regulamentadoras) como a 35 (item 35.
Emitente : Estão autorizados a emitir a PT, os técnicos de processo e eventualmente, o técnico de segurança ou engenheiros da Área Operacional da Compagas.
NR 23 – Treinamento para Proteção Contra Incêndios; NR 33 – Treinamento para Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados; NR 35 – Treinamento para Trabalhos em Altura; NR 36 – Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.
NR 22 tem como objetivo principal disciplinar os requisitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho em mineração, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.