O sistema fotovoltaico on-grid é formado por equipamentos com a função de converter a energia solar em eletricidade e, por serem ligados à rede, também podem inseri-la diretamente na rede elétrica, transferindo o excesso de energia gerada para a distribuidora e economizando até 95% da conta de luz.
MPPT é a sigla para maximum power point tracking que significa “ponto rastreador de potência máxima”. Este tipo de controlador busca o ponto de máxima potência do módulo ou painel solar.
Os controladores MPPT fazem o rastreio entre a melhor combinação entre Voltagem x Amperagem, desta forma se extrai a maior potência possível dos painéis. Já os controladores PWM, simplesmente cortam a tensão excendente, mantendo a amperagem.
O MPPT assegura que instantaneamente o inversor extraia máxima potência dos módulos fotovoltaicos, variando o valor de sua tensão de operação até o ponto em que o resultado da multiplicação da tensão com a corrente forneça a maior potência naquele determinado momento.
O controlador de carga solar que deve ser ligado entre o painel solar e a bateria, age como um gerenciador de carga e descarga das baterias otimizando estes processos. Este rígido e seguro controle assegura a longa vida útil da bateria. ...
Se for mais de uma bateria, ligue "cruzado", pegando positivo de um lado, negativo do outro (no controlador 1) e depois o contrário no controlador 2. Nesse porte não faz tanta diferença, mas assim seria o ideal.
Para resolver este problema e para melhorar a eficiência de energia de todo o sistema, é aconselhável conectar dois painéis em série (que resulta numa duplicação da voltagem) e, em seguida, conectar em paralelo os três pares previamente conectados em série (a forma de ter dobrado e triplicado a tensão atual).
Motivo pelo qual, no post de hoje analisarei e compararei 8 dos Melhores Controladores MIDI do mercado. Vamos nessa....Vamos nessa.