O termômetro bimetálico é um termômetro constituído por duas lâminas de metais diferentes, unidas entre si e enroladas em forma de espiral ou hélice, sendo uma das extremidades fixa, pelo que, devido à diferença de coeficiente de dilatação entre ambos os metais, a outra gira proporcionalmente à variação da temperatura ...
As termoresistências, ou termómetros de resistência, são sensores de alta precisão e excelente repetibilidade de leitura. O seu funcionamento baseia-se na variação da resistência eléctrica de modo proporcional à temperatura do meio em que são colocadas.
Uma termorresistência (RTD do inglês Resistance Temperature Detector) é um instrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo à relação entre a resistência eléctrica de um material e a sua temperatura.
Um Pt-100 funciona segundo o princípio da alteração da resistência elétrica nos fios como uma função da temperatura. Porção sensora do Pt-100 que pode ser feita mais comumente de platina, níquel ou cobre.
Um termopar é constituído de dois metais distintos que unidos por sua extremidade formam um circuito fechado. O termopar desta maneira gera uma Força Eletro-Motriz (FEM), que quando conectada a um Instrumento de Leitura consegue ler a temperatura do processo destes Termopares.
Como testar um Pt100 com Multímetro e Megômetro A resistência entre cada terminal do sensor e a bainha deve ser testada com uma voltagem entre 10V a 1OOVdc, sob temperatura ambiente entre 15°C a 35°C e uma umidade relativa não excedendo a 80%. A polaridade deve ser trocada em todos os terminais.
Modo De Operação:
Para ligar o Termômetro Clínico Digital G-Tech, pressione o botão Liga/Desliga localizado ao lado do visor de cristal líquido. Um curto sinal sonoro será ouvido indicando que o termômetro está ligado. O termômetro realiza então um pequeno teste de funcionamento.