A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.
Capoeira Angola – modalidade mais antiga. Consiste em mais golpes próximos ao solo, possui ritmo musical mais lento e durante a roda os praticantes não batem palmas. Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves.
Apesar de existirem muitos tipos de capoeira, os dois principais são a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. A Angola possui o estilo mais parecido como o que os escravos jogavam, com movimentos mais lentos, próximos ao solo, trazendo mais importância à tradição da capoeira.
Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. A Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. O componente básico desse estilo é a malícia.
A história nos mostrou como foi possível essa fusão, mas o movimento da Capoeira se opera internamente de forma a recuperar conceitos numa prática viva que é o ritual das rodas. A Regional segue os passos da Angola e ambas conseguem reviver e recuperar sua unidade, deixando para a "Contemporânea" escrever sua história.
A capoeira contemporânea surgiu durante a década de 1970, com uma mistura dos dois estilos anteriores. Aqui podem ser vistos elementos característicos da angola como as acrobacias e a teatralidade, bem como elementos da regional, como uma maior agilidade e precisão de movimentos.
Capoeira Contemporânea:Apesar de alguns não concordarem com esse “novo estilo” ele hoje é o que mais cresce. Surgiu mais ou menos na década de 70, é um estilo que basicamente mistura os estilos angola e regional. ... Um dos precursores e divulgadores desse estilo é Mestre Camisa do grupo de capoeira Abadá.
O nome Capoeira Angola surgiu quando o Senhor de Engenho flagrava os negros jogando, ele dizia: -” Os negros estão brincando de Angola”. Movimentos muito raros nas fazendas. Com as fugas em massa das fazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa no meio das grandes matas, onde situavam-se os Quilombos.
A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência. ... Durante muito tempo a capoeira foi proibida.
A capoeira Angola, diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. ... Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.