Um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas parado em relação a outro. Por isso, dizemos que movimento é a situação em que a posição de um corpo muda, no decorrer de certo intervalo de tempo, em relação a um referencial.
Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo; Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.
O tipo de repouso prescrito pode ser dividido em repouso absoluto ou repouso relativo. No repouso absoluto no leito a atividade física é reduzida ao mínimo; a grávida fica continuamente deitada no leito, sem deambular. Toda a atividade de alimentação, higiene e eliminação devem ser aí ser realizadas.
Diferença entre descansar e dormir Sim, o descanso é um momento do dia no que não há atividade física e o descanso não implica ter que estar dormido.
De acordo com a personal trainer Carina Rosin, do programa Noiva em Forma, o ideal é ter 48 horas de repouso para que sua fibra muscular se regenere completamente. “Quando fazemos exercícios, rompemos as fibras musculares. Isso gera uma inflamação muscular e aí depois disso a gente faz a regeneração muscular.
Importância do descanso O sono e o descanso são indispensáveis para trazer a recomposição das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. A resposta do organismo à sua alimentação e aos exercícios vem durante o sono.
Repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.
Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde. Obesidade: durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.
Conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui. Crianças de um a cinco anos precisam de 10 a 14 horas de sono, segundo os pesquisadores. Dos seis aos treze, a recomendação cai para 9 a 11 horas. Já os adolescentes de catorze a dezessete anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia.
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.
Sono é um estado normal de repouso em que estamos inconscientes, e que tem como função restaurar a nossa capacidade física, psíquica e cognitiva, permitindo a regulação dos diversos órgãos e sistemas do nosso organismo. Daí a importância de dormir bem para a saúde e bem-estar.
Tal sono reparador tem uma duração média de 4 a 6 horas por noite. Mas para conseguir chegar na “profundidade” dele, o aconselhado é dormir por até 9 horas por dia. Você já deve ter percebido que, após uma noite mal dormida, acordamos meio zumbis, sem concentração e, se observar bem, com mais fome.
SS | Os principais sintomas são o sono não reparador, o cansaço ao despertar e o aparecimento de sonolência excessiva durante o dia. Frequentemente os doentes referem cefaleias ao acordar, irritabilidade, dificuldade na atenção e memória e diminuição da libido ou impotência.
De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória.
Em média, duração ideal do cochilo é de 20 a 30 minutos “O cochilo costumeiramente dura até 90 minutos. Passando dessa duração, o cérebro avança nas fases de sono e quem acorda pode ter a sensação de indisposição e aquela preguiça”, afirma o médico do sono Franco Chies Martins.
Tenha um Bom Ambiente para o Sono
Cinco dicas para uma boa noite de sono
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono
Se você não consegue descansar bem, tente ingerir qualquer um desses alimentos algumas horas antes de se deitar, e espere por um sono tranquilo!