EQST

Quais So As Classificaçes Da Pele?

Quais são as classificações da pele?

A pele, de acordo com essa escala, pode ser classificada em seis tipos, sendo o I o mais claro e o VI o mais escuro. Para a epilação a laser, os indivíduos com fototipos entre I e IV são melhores candidatos, embora existam equipamentos seguros para uso em peles mais escuras.

Quais os tipos de cores de pele?

A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar....

  • 1 – Pele branca. ...
  • 2 – Pele branca. ...
  • 3 – Pele morena clara. ...
  • 4 – Pele morena moderada. ...
  • 5 – Pele morena escura. ...
  • 6 – Pele negra.

Qual é meu fototipo de pele?

Fototipos de Pele – Classificação de Fitzpatrick

  • Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
  • Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
  • Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;

O que é tipo de pele Fitzpatrick?

A classificação mais famosa é a de Fitzpatrick, criada pelo médico norte-americano de mesmo nome e que divide a pele em 6 fototipos cutâneos que variam de acordo com a quantidade de melanina, com a capacidade de bronzear (ganhar tonalidade dourada) e queimar (vermelhidão) quando se expõe ao sol.

Quais são os biotipos de pele?

A pele reage as condições biológicas e climáticas e se constitui de formas distintas: pode ser seca, oleosa, normal, acnéica, ou sensível. Cada pessoa tem um metabolismo, que varia de acordo com a herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros.

Quantos fototipos existem?

Fitzpatrick classificou a pele em 6 fototipos cutâneos diferentes, que variam de acordo com a quantidade de melanina (substância que dá cor à pele), a capacidade de cada pessoa em se bronzear (ganhar tom amarronzado) e queimar (ficar avermelhada) quando se expõe ao sol, até mesmo outras características, como a cor dos ...

Qual fototipo de pele é o mais propício ao melanoma?

Pessoas de pele clara, com fototipos I e II, têm mais risco de desenvolverem a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros ou de fototipos mais altos, ainda que mais raramente. O melanoma tem origem nos melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Qual tipo de pele é mais sensível a exposição ao sol?

As pessoas que possuem pele negra têm uma vantagem em relação às pessoas mais claras quanto à exposição aos raios ultravioletas do Sol. O motivo é a elevada quantidade de melanina na pele, que funciona como um filtro solar natural, aumentando a resistência cutânea para algumas doenças, principalmente o câncer de pele.

Porque a pele fica mais escura quando exposta ao sol?

A exposição ao sol é a principal causa da hiperpigmentação, porque é a luz solar que começa por desencadear a produção de melanina. A melanina actua como um protector solar natural da pele e protege-nos dos raios ultravioleta nocivos, sendo essa a razão pela qual as pessoas ficam bronzeadas quando se expõem ao sol.

O que é bom para alergia do sol?

Esta alergia normalmente pode ser prevenida ou atenuada através do uso de protetor solar para proteger a pele. O tratamento deste tipo de alergia é feito recorrendo ao uso de remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina por exemplo, que devem ser indicados pelo dermatologista.

Quais são os danos causados pelo sol?

A luz do sol, especialmente os raios UVA e UVB, podem causar queimaduras, envelhecimento precoce, danos oculares, debilidade do sistema imune, reações fotoalérgicas e fototóxicas, inclusive câncer de pele.

Quais são os riscos da exposição excessiva ao sol?

Os efeitos nocivos do sol incluem queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de rugas, cânceres, catarata e fotoconjutivite.

O que a falta de sol pode causar na pele?

As situações que favorecem a carência de vitamina D são a falta de exposição solar de forma saudável e adequada, maior pigmentação da pele, idade superior a 50 anos, pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D e morar em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.