A gengivite é uma inflamação na gengiva causada por infecção bacteriana. Se não tratada, ela pode evoluir para uma infecção mais grave, conhecida como periodontite. A gengivite e a periodontite são as principais causas de perda dentária em adultos, de acordo com a American Dental Association.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
A causa direta da doença é a placa - uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
Assim como acontece com outras doença bucais, a gengivite não tratada pode causar riscos maiores para a sua saúde bucal. “Casos mais severos de periodontite, e, em casos extremos e bem avançados, gerar até a perda do dente”, alerta o odontologista.
Cerca de 3 em cada 4 pessoas sofrem de alguma forma de “doença das gengivas”. A designação correta é “Doença Periodontal”, ou seja, do periodonto, que são os tecidos que envolvem e suportam os dentes (gengivas, osso e ligamento periodontal).
Quais as possíveis causas para um sangramento na gengiva e que outros sintomas podem ser observados na gengivite? De acordo com a dentista, "a principal causa é pelo acúmulo de placa bacteriana (cálculo e tártaro dental). O fator etiológico é bacteriano, causando uma inflamação no tecido periodontal (gengivas)”.
O sangramento eventual da gengiva é uma situação comum que quase ninguém consegue escapar. Quando estamos escovando os dentes ou passando o fio dental, por exemplo, podem ser percebidos pequenos sinais de sangue nestes dispositivos de limpeza.
Isso é sinal de uma gengivite. "Por ser uma inflamação, a gengivite é causada pela presença da bactéria na gengiva causando sangramento. Se a escovação está deficiente esse acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente vai causar o problema", explica a dentista Luciana Haller.
Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.