EQST

Qual O Objetivo Do Poema Navio Negreiro?

Qual o objetivo do poema Navio Negreiro?

O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.

Como era o tratamento dado aos escravos no navio negreiro?

O tratamento dado aos escravos no navio negreiro era complemente desumano, faltando comida e água para muitos escravos, muitas vezes morriam antes de chegar no local destinado devido a escassez de alimentos.

O que foi a geração Condoreira?

O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.

Por que geração Condoreira?

Está inserida na terceira fase do Romantismo no Brasil (1870 a 1880), a qual ficou conhecida como “Geração Condoreira”. ... Recebe esse nome uma vez que está associada metaforicamente à liberdade da ave condor, símbolo da Cordilheira dos Andes.

Porque a terceira geração é chamada de Condoreira?

Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira. Na verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira geração.

Quais são as 3 fases do romantismo e suas principais características?

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.

Quais as características da primeira geração romântica?

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro.

Quais são as principais obras do Romantismo no Brasil?

Principais obras

  • A moreninha (1844) e A luneta mágica (1869), de Joaquim Manuel de Macedo;
  • Lucíola (1862) e Senhora (1875), de José de Alencar;
  • Memórias de um sargento de milícias (1854), de Manuel Antônio de Almeida.