A anemia hemolítica autoimune faz parte de um grupo de distúrbios caracterizados por um mau funcionamento do sistema imunológico, que produz autoanticorpos que atacam glóbulos vermelhos como se eles fossem substâncias estranhas ao corpo.
2- Anemias Hemolíticas: -Genéticas: → Defeitos de membrana = esferocitose, eliptocitose; → Enzimopatias = deficiência de G-6PD e piruvatoquinase; → Hemoglobinopatias = Anemia falciforme, talassemia, hemoglobinas instáveis.
2) classificou a anemia em:
Essa anemia geralmente não é grave (Hb 10-11 g/ dL), com VCM normal (normocítica) ou baixo (mi crocítica). Ela é considerada hipoproliferativa, pois os reticulócitos estão diminuídos ou normais, e o RDW apresenta-se normal ou um pouco diminuído.
A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia microcítica. Caracteriza- se pela diminuição do volume corpuscular médio (VCM), geralmente acompanhada pela diminuição da hemoglobina corpuscular média (HCM) e da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), caracterizando a presença de hipocromia associada.
A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).
A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos.
Sangramento gastrointestinal – esofagite, varizes de esôfago, hérnia de hiato, úlcera gastroduodenal, tumor, angiodisplasia, telangectasia, gastrite atrófica autoimune ou relacionada à infecção pelo helicobacter pylori,9 doença intestinal crônica, doença celíaca, diverticulose, doença hemorroidária – é a principal ...
Quando não parece ser a falta de ferro na alimentação causas secundárias devem ser investigadas exigindo exames como:
O principal diagnóstico diferencial da anemia ferropriva é a talassemia-β menor. A produção das cadeias de globina β é controlada por dois genes. Assim, a mutação em apenas um dos genes causa o traço talassêmico, enquanto a mutação de ambos os genes causa a doença.
a) Situações patológicas mais comuns nas anemias normocíticas/normocrômicas: câncer, doença renal, invasão tumoral da medula óssea, hemorragia aguda, inflamação, anemia hemolítica adquirida, anemia falciforme e fase inicial da deficiência de ferro.
A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias. Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.
A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida.
O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, uma proteína que ajuda as células vermelhas do sangue a fornecerem oxigênio por todo o corpo. Assim, a deficiência de ferro pode levar à anemia.
Sintomas de Ferritina Baixa Os sintomas nos adultos são de fraqueza generalizada, queda de cabelo, unhas fracas, sonolência, diminuição no rendimento físico, perda de memória, todos dependendo do grau de deficiência – níveis mais baixos de ferritina geram sintomas mais exacerbados.
Nessa doença rara, o excesso de ferro se deposita ao longo do tempo em diversos tecidos causando danos em vários órgãos, tais como: fígado (cirrose), pâncreas (diabetes), coração (arritmias), hipófise (deficiências hormonais múltiplas) , testículos (hipogonadismo masculino), além de escurecimento na pele e problemas ...
O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
A Ferritina é a proteína que estoca o ferro. Valores baixos no sangue, indica anemia, mas existem varios fatores que prejudica a ferritina em estocar o ferro. O que causa são varios tipis de anemia, por deficiencia de minerais e vitaminas do complexo B, a exemplo: vitamias B 6, B 9 e B12, que faltam na dieta.