Coesão por Referência Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.
Esta relação que existe entre o pronome e o sintagma que ele representa é chamada de endofórica (formado pelo Grego endos,”interno, dentro de”, e phoréo, “levar”), porque é uma relação estabelecida entre dois elementos internos do próprio texto.
Ora, como estamos tratando de recursos textuais, concluiremos que as palavras com função endofórica se relacionam com termos do próprio texto. Já as exofóricas trazem algo de fora para dentro do texto.
Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo).
Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual. ... Podemos definir coesão como a ligação de natureza gramatical ou lexical entre os elementos de uma frase ou de um texto.
Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).
Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.
anáfora resumitiva. Abordaremos a definição de cada uma delas com exemplos extraídos do corpus escolhido. A anáfora correferencial é também conhecida por anáfora fiel ou total. Isso se deve ao fato de que ela efetua a retomada de um referente por meio de um mesmo nome, efetuando apenas a troca dos determinantes.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.