O Sahel (que significa 'costa' ou 'fronteira') é a região da África localizada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul. É dominada por uma vegetação de estepes. Devido as características de deserto e pouca chuva que o Sahel apresenta todos pensam que a agricultura dessa região é fraca ou inexistente.
O Magreb, em árabe o poente ou o oeste, representa o extremo ocidental do mundo árabe, as modernas nações islâmicas de Argélia, Marrocos, Tunísia, e, em algumas ocasiões, da Líbia.
Resposta: O Magrebe ou Magreb (em língua árabe, المغرب, Al-Maghrib, que significa "poente" ou "ocidente") é a região noroeste da África. Em sentido estrito, ("Pequeno Magrebe" ou Magrebe Central) inclui Marrocos, Argélia e Tunísia. O Grande Magrebe inclui também a Mauritânia e a Líbia..
O Sahel (que significa 'costa' ou 'fronteira') é a região da África localizada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul. ... Mas, como ela é envolvida por uma área verde que é uma flora formada por vegetações variadas, é protegida dos fortes ventos do deserto do Saara, que poderiam acabar com o Sahel.
Resposta. É a desertificação, já que o Sahel se encontra ao sul do Saara.
E dirige-se a cinco países, que para os europeus são o núcleo duro do Sahel: Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger e Chade.
No Sahel, o grande risco é o processo acentuado de desertificação, que ameaça as atividades econômicas e a ocupação humana, tornando seu aspecto cada vez mais próximo do Saara, com solos arenosos e improdutivos.
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).