A convenção de Haia determinou alguns tipos de documentos que podem passar pelo processo, são eles: tradução pública, documentos notariais, documentos administrativos, declarações oficiais e documentos originados de uma autoridade ou de funcionário dependente de qualquer jurisdição do país.
PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA CONVENÇÃO DE HAIA
O selo que consta nesse documento único é emitido pelas autoridades competentes dos países que fazem parte da convenção e é inserido para garantir a legalização de documentos. É importante ressaltar que, dependendo das regras do país de destino, também é necessário fazer a tradução juramentada da apostila.
A Haia é a real sede do governo, todavia oficialmente, não é a capital dos Países Baixos, pois de acordo com a constituição a capital é Amesterdão. A Haia é a sede do Eerste Kamer e da Tweede Kamer, respetivamente as câmaras alta e baixa que formam o "Staten Generaal".
Os Países Baixos são um pequeno país do noroeste da Europa. A nação também é conhecida como Holanda, nome da principal parte do país. Na verdade, nos Países Baixos existem duas províncias com esse nome: Holanda do Norte e Holanda do Sul; juntas, elas formam a região conhecida como Holanda.
Os Países Baixos são compostos por doze províncias. O nome Holanda na verdade somente se refere a duas províncias, Noord-Holland (Holanda do Norte) e Zuid-Holland (Holanda do Sul), e vinha sendo utilizado pela Secretaria de Turismo para promover o país no exterior.
Rui Barbosa recebeu o cognome de "Águia de Haia" do Barão do Rio Branco que era o Ministro das Relações Exteriores na época da 2ª Conferência Internacional da Paz em 1907 "um diplomata de grandes qualidades e também um excelente criador de slogans", segundo dr. Américo Jacobina Lacombe.
Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia, foi reconhecido como “O Águia de Haia”. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919.
Rui Barbosa de Oliveira foi um importante jurista e político brasileiro, que defendia as liberdades civis (dos cidadãos). Ele também se destacou como diplomata, jornalista e escritor. ... De ideias liberais, Rui Barbosa lutou pela abolição da escravidão no Brasil e pela implantação da república no lugar da monarquia.
1 de março de 1923
Ruy Barbosa de Oliveira GCSE (Salvador, 5 de novembro de 1849 — Petrópolis, 1 de março de 1923) foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.
"Rui era, fisicamente, parecido com o pai João José: de estatura baixa, um metro e cinqüenta e oito centímetros; corpo de adolescente, franzino e ligeiramente encurvado, 48 quilos de peso; circunferência torácica de 84 cm, circunferência do abdômen de 72 cm; cabeça grande de poucos e lisos cabelos em desacordo com o ...
73 anos (1849–1923)
5 de novembro de 1849
A par de sua capacidade ímpar de derrotar adversários, o que contribuiu para forjar o lendário em torno de si foi seu propalado poliglotismo. Ele, de fato, escrevia e falava fluentemente francês, inglês e espanhol, além de possuir um conhecimento razoável de latim, grego, italiano e alemão.
Biografia. Rui Barbosa (Rui Barbosa de Oliveira), advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador, nasceu em Salvador, BA, em 5 de novembro de 1849, e faleceu em Petrópolis, RJ, em 10 de março de 1923. Membro fundador, escolheu Evaristo da Veiga como patrono da cadeira nº.
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo1870
Salvador, Bahia, Brasil
Encilhamento foi o nome pelo qual ficou conhecida a política econômica adotada durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca - o primeiro presidente da República. A mudança de regime político - da Monarquia à República - ocorreu num momento de graves desajustes econômicos.
É filha da artista plástica Gioconda de Souza e do fotógrafo Paulo Ruy Barbosa. Uma curiosidade: Marina é tetraneta do escritor, jurista e político brasileiro Ruy Barbosa. Em 2004, com nove anos, Marina fez o primeiro trabalho de interpretação no filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida.